A PERMACULTURA COMO INOVAÇÃO SOCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E ADOÇÃO DO DECRESCIMENTO

Resumen

No que tange ao crescimento, novos meios de produção e formas de divisão do trabalho, a especialização da mão-de-obra e o uso da tecnologia, possibilitaram desenvolvimento econômico em quase todo o planeta. Mas a extração dos recursos naturais  para a produção de bens de consumo, o incentivo à obsolescência precoce dos bens e consumo sem limites, e a crença de que a aquisição constante de algo novo proporciona qualidade de vida, vem provocando a alteração das condições climáticas e do ambiente de forma prejudicial. À longo prazo, essa degradação impacta na disponibilidade de recursos, trazendo à luz a necessidade de discussão de alternativas, que minimizem esses efeitos negativos. Se considerarmos a inovação social sustentável como proposta, uma possível forma de inovação social é a permacultura, um sistema formado por conhecimentos de diversas áreas científicas para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos, que incorporam design e tecnologia, com infraestrutura para apoiar as necessidades básicas sem agredir o meio ambiente. Assim, conceitos serão apresentados e articulados a fim de possibilitar um novo olhar sobre como a inovação social pode ser uma ferramenta interdisciplinar de promoção de melhores condições de qualidade de vida para a sociedade e fomentar o decrescimento. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras aprofundem esses temas pela sua relevância social, econômica e política.

Biografía del autor/a

Cecilia Estela Ferreira da Silva Cesar, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Administração e Mestrado em Administração Pública pela Universidade de Brasília – UnB. Atualmente é doutoranda em Administração pela Universidade de Brasília – UnB e seus interesses em pesquisa são na área de inovação, administração, economia e sustentabilidade. Atua junto ao Decanato de Pesquisa e Inovação da Universidade de Brasília – UnB.

Solange Alfinito, Universidade de Brasília - UnB

Professora associada no Departamento de Administração da Universidade de Brasília - UnB e pesquisadora credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UnB. É economista com mestrado em Economia de Empresas (2002). Possui doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (2009). Em 2017, realizou estágio de pesquisa pós-doutoral na Aarhus University, Dinamarca, como pesquisadora visitante no MAPP Centre - Research on Value Creation in the Food Sector for Consumers, Industry and Society, vinculado ao Department of Management. É líder do grupo de pesquisa Conscient - Estudos em Consumo Sustentável (UnB), certificado pelo CNPq. Seus interesses de pesquisa são predominantemente em consumo sustentável, consumo consciente de alimentos, comportamento do consumidor e seus aspectos éticos e culturais.

Publicado
2018-09-03
Sección
Artigos