ENCONTROS DE UM PERCURSO: OS ENLACES ENTRE DOCÊNCIA E RELAÇÕES RACIAIS
Resumen
Este artigo consiste em uma produção narrativa construída por meio de uma pesquisa-intervenção com dois professores autodeclarados das cores preta ou parda, com experiência de no mínimo três anos na rede pública de educação na cidade de Joinville – SC. A pesquisa se deu em um percurso de formação continuada, no decorrer de aproximadamente três meses, em que realizamos nove encontros com cada um deles, dialogando sobre docência e relações raciais, mediante cinco eixos temáticos. No presente trabalho, investigamos os percursos dos professores observando enlaces e interfaces produzidos na experiência entre a docência, a questão racial e a cidade. O processo de análise narrativa resultou em três categorias: 1) Preconceito, subjetivação e a narrativa da colonização germânica em Joinville; 2) Arte, cultura e ocupação dos espaços; e 3) A docência e suas implicações políticas. Concluímos que o percurso formativo docente se mostra potente para as discussões acerca dos imbricamentos entre docência e racialidade.
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