ENCONTROS DE UM PERCURSO: OS ENLACES ENTRE DOCÊNCIA E RELAÇÕES RACIAIS
Abstract
Este artigo consiste em uma produção narrativa construída por meio de uma pesquisa-intervenção com dois professores autodeclarados das cores preta ou parda, com experiência de no mínimo três anos na rede pública de educação na cidade de Joinville – SC. A pesquisa se deu em um percurso de formação continuada, no decorrer de aproximadamente três meses, em que realizamos nove encontros com cada um deles, dialogando sobre docência e relações raciais, mediante cinco eixos temáticos. No presente trabalho, investigamos os percursos dos professores observando enlaces e interfaces produzidos na experiência entre a docência, a questão racial e a cidade. O processo de análise narrativa resultou em três categorias: 1) Preconceito, subjetivação e a narrativa da colonização germânica em Joinville; 2) Arte, cultura e ocupação dos espaços; e 3) A docência e suas implicações políticas. Concluímos que o percurso formativo docente se mostra potente para as discussões acerca dos imbricamentos entre docência e racialidade.
References
ARTES, Amélia; RICOLDI, Arlene Martinez. Acesso de Negros no ensino superior: o que mudou entre 2000 e 2010. Caderno de Pesquisa, v. 158, n. 45, p. 858-881, out./dez. 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053143273. Acesso em: 10 nov. 2021.
BUENO, Belmira O. O método autobiográfico e os estudos com histórias de vida de professores: a questão da subjetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 11-30, jan./jun., 2002.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Relações raciais: Referências técnicas para atuação de psicólogas(os). 1. ed. Brasília: CFP, 2017. 147 p.
CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado; GOMES, Allan Henrique. PERFORMA: A montagem de um percurso de formação continuada de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural. In: Reunião Nacional ANPEd, 40º, 2021, Belém.
COSTA, Roseli A. B.; GONÇALVES, Tadeu Oliver. Histórias de vidas: a vez e a voz dos professores. Tocantins, Margens, v. 7, n. 8, p. 123-135, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistamargens/article/view/2751. Acesso em: 12 maio 2021.
FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. 1. ed. Marília: Lutas anticapital, 2019. 93 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016. 143 p.
GOMES, Allan Henrique; MAHEIRIE, Kátia. Mediação audiovisual e território: Cenas migrantes em um percurso de formação. Revista Psicologia Política, v. 21, n. 50, p. 211-223, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8039479.
Acesso em: 26 out. 2021.
GOMES, Allan Henrique; GUNLANDA, Orlando Afonso Camutue. Pesquisa Narrativa
Psicossocial. in: PEREIRA, Eliane R: RASERA, Emerson F; PEGORARO, Renata F. Pesquisa Qualitativa em Psicologia Social e Saúde. No prelo. 2022.
GUERREIRO, Juliane. O não-lugar do negro na história de Joinville: um olhar sobre as páginas do jornal A Notícia. Monumenta, v. 1, n. 1, jun. 2020. Disponível em: https://monumenta.emnuvens.com.br/monumenta/article/view/16. Acesso em: 26 out. 2021.
GUNLANDA, Orlando Afonso Camutue. Sociedade Kênia Clube: produção de memória e resistência da população negra em Joinville/SC. Orientadora: Andréa Vieira Zanella, 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020.
HISSA, Cássio E. Viana; NOGUEIRA, Maria Luísa Magalhães. Cidade-Corpo. Revista UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n.1, p. 54-77, jan./jun. 2013. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/20/3-cidade-corpo_cassio_hissa_e_maria_nogueira.pdf. Acesso em: 26 out. 2021.
IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Características étnico-raciais da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 2013.
MARTINS, Aline Correia. Daria a minha vida a quem me desse o tempo: Pensando o corpo da negra e mulher no espaço público e escolar. Docência e Cibercultura, v. 3, n. 3, p. 131-149, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.45668. Acesso em: 15 ago. 2021.
MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira. Educação científica e atividade grupal na perspectiva sócio-histórica. Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 227-235, 2002. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000200007. Acesso em: 16 maio 2021.
MARTINS, Valéria; JUSTINA, Patrícia Della. Primeira vereadora negra eleita em Joinville é vítima de injúria racial e ameaças. G1 e NSC, Joinville, 18 nov. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/eleicoes/2020/noticia/2020/11/18/primeira-vereadora-negra-eleita-em-joinville-e-vitima-de-racismo-e-ameacas.ghtml . Acesso em: 19 abr. 2022.
MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. 4. ed. 2. reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
NEVES, Maria Gabriela; GUNLANDA, Orlando A. C; GOMES, Allan H. (Rel)ações raciais e pesquisa-intervenção: um percurso de formação continuada. Obutchénie, v. 4, n. 3, p. 667-688, set./dez. 2020. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/58432. Acesso em: 12 maio 2021.
VIGOTSKI, Levi S. Psicologia da Arte. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999. 377 p.
ZANELLA, Andréa Vieira. Sujeito e alteridade: reflexões a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia & Sociedade, v. 2, n. 17, p. 99-104, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-71822005000200013. Acesso em: 11 out. 2021.
ZANELLA, Andréa Vieira; SAIS, Almir Pedro. Reflexões sobre o pesquisar em psicologia como processo de criação ético, estético e político. Análise Psicológica, v. 26, n. 4, p. 679-687, 2008. Disponível em: http://publicacoes.ispa.pt/index.php/ap/article/view/528/pdf. Acesso em: 10 out. 2021.
ZANELLA, Andréa Vieira et al. Relações estéticas, atividade criadora e constituição do sujeito: algumas reflexões sobre a formação de professores(as). Cad. Psicopedag., v. 6, n. 10, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-10492006000100002. Acesso em: 10 out. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).