CARTOGRAFIAS EM (DES)CONSTRUÇÃO: OS SENTIDOS DA ‘ESCOLA’ NO ATENDIMENTO PEDAGÓGICO HOSPITALAR E DOMICILIAR

Resumen

O texto objetiva discutir os sentidos que são produzidos e agenciados para as ideias de escola ao longo do atendimento pedagógico hospitalar e domiciliar da criança e do adolescente diagnosticados com graves doenças e que, impossibilitados de frequentar a escola regular, necessitam do acompanhamento pedagógico oferecido pelos professores nas classes hospitalares e/ou em domicílio até o retorno à escola. Este trabalho tem a cartografia como método de pesquisa por este se mostrar aberto aos contínuos movimentos que emergem nas/das "esquinas" (intermezzo) entre a casa, o hospital e escola. Foram utilizados a entrevista e o esquizodiário como dispositivos de produção de informações, tendo a Esquizoanálise como aporte teórico-metodológico.  Desse território de pesquisa, pode-se dizer que os sentidos de escola transitam por linhas molares (duras) e moleculares (maleáveis), em que cada professora e estudante constroem para si um sentido de escola, de acordo com as (in)traduções que fazem em seus fluxos experienciais

Biografía del autor/a

Natália Silva Resende, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Psicologia (pela PUC-MG). Mestre em Educação (pela UESB). 

Daniele Farias Freire Raic , Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação; Pós-doutorado em Educação (Faced/UFBA). Professora titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, no Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL/UESB). Professora dos programas de pós-graduação em Educação (PPGEd/UESB) e em Educação Científica e Formação de Professores (PPG.ECFP/UESB). Líder do Grupo de Estudos em Formação, Políticas e Práticas Educativas e Curriculares (Geforppec/CAPES). 

Citas

BAREMBLITT, Gregório. Compêndio de Análise Institucional e outras correntes: teoria e prática. Editora Instituto Félix Guattari, 5ª edição, Belo Horizonte, 2002.

BARROS, Manoel de. Livro sobre nada. Editora Alfaguara, 1º edição, 2016

BRASIL, Estatuto da Criança e do Adolescente, Câmara dos Deputados, Lei nº8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990-ECA, Brasília, DF.

BRASIL, Ministério da Educação. Classe Hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. Editora Escuta, São Paulo, 1998.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Editora 34, São Paulo, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 01. Editora 34, São Paulo, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.04. Editora 34, São Paulo, 2012

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a Filosofia? Editora 34, São Paulo, 2010.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka por uma literatura menor. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2017.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa escrever. Editora Olho D´Água, São Paulo, 1997.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Ed. Vozes, Petrópolis, 1996.

HUR, Domenico Uhng. Psicologia, Política e Esquizoanálise. Campinas, SP. Editora Alínea, 2019.

RAIC; Daniele Farias Freire. O pedagogo-bricoleur: diferenças nas tramas da pedagogicidade. Editora Appis, 1ª ed, Curitiba, 2020.

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. A Cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia & Sociedade, n. 21, PUC –MG, Belo Horizonte, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/zdCCTKbXYhjdVYL4VS8cXWh/abstract/?lang=pt Acesso em 10 de dez. 2021.

TEDESCO, Silvia; SADE, Christian; CALIMAN, Luciana Vieira. A entrevista na pesquisa cartográfica: a experiência do dizer. In: PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; TEDESCO, Silvia. (orgs.) Pistas do método da cartografia. Porto Alegre, Sulina, 2016.

SISCAR, Marcos. Jacques Derrida: literatura, política e tradução. Editora Autores Associados, Campinas, SP, 2012.

VASCONCELOS, Sandra Maria Farias. Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, v.28, n.51, jan-abr 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/9118/pdf. Acesso em 05 dez. 2021

VAZ, Tamiris. Docência em deriva: atravessamentos de um devir professor. Seminário de pesquisa em educação da região Sul. 2012. IX ANPED Sul. Anais ANPED Sul. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/1243/790 Acesso em 20 nov. 2021.
Publicado
2022-10-25