O PROCESSO DE BOLONHA E O ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE O QUADRO EUROPEU DE QUALIFICAÇÕES (QEQ) E OS QUADROS NACIONAIS DE QUALIFICAÇÃO (QNQ)

  • Inocencia Assumpção Nunes Cruz Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas.
  • Francisco Gilson Rebouças Porto Junior Universidade Federal do Tocantins (UFT) / Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT).

Resumen

O artigo aponta a criação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), que está construído para ser um espaço aberto que oportunize estudantes, graduados e cidadãos especializados que têm seu emprego na área do ensino superior a favorecerem-se de uma mobilidade e de um acesso igualitário a um ensino superior de qualidade, sem que haja entraves a esse acesso. Apresenta uma breve contextualização sobre os eventos que desencadearam esse processo que objetiva convergir os diversos sistemas de ensino europeu; a implementação e validação dos Quadros Nacionais de Qualificação (QNQ); o funcionamento, aplicação e instrumento de cooperação geral do Quadro Europeu de qualificações; os Quadros Nacionais  e os resultados de aprendizagem e o mercado de trabalho e aponta algumas críticas para a execução do Quadro Europeu de Qualificações.

Biografía del autor/a

Inocencia Assumpção Nunes Cruz, Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas.
Graduação em Letras-Português/Inglês pela FURG, Especialista em Educação de Jovens e Adultos pelo IFTO (Palmas) e mestranda em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Tocantins.
Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT) / Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT).

Pós-Doutorando em Comunicação e Sociedade (FAC-UnB). Doutor em Comunicação e Culturas Contemporâneas (FACOM-UFBA). Mestre em Educação (PPGE-UnB).  Graduado em Comunicação Social/Jornalismo (CEULP-ULBRA) e Pedagogia (FE-UnB) e Professor dos Cursos de Comunicação Social/Jornalismo e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL-UFT). Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). Email: gilsonportouft@gmail.com. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8025807807825011 .

Citas

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Publicado
2015-12-18
Sección
Artigos