O PROCESSO DE BOLONHA E O ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR: NOTAS INTRODUTÓRIAS SOBRE O QUADRO EUROPEU DE QUALIFICAÇÕES (QEQ) E OS QUADROS NACIONAIS DE QUALIFICAÇÃO (QNQ)
Abstract
O artigo aponta a criação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ), que está construído para ser um espaço aberto que oportunize estudantes, graduados e cidadãos especializados que têm seu emprego na área do ensino superior a favorecerem-se de uma mobilidade e de um acesso igualitário a um ensino superior de qualidade, sem que haja entraves a esse acesso. Apresenta uma breve contextualização sobre os eventos que desencadearam esse processo que objetiva convergir os diversos sistemas de ensino europeu; a implementação e validação dos Quadros Nacionais de Qualificação (QNQ); o funcionamento, aplicação e instrumento de cooperação geral do Quadro Europeu de qualificações; os Quadros Nacionais e os resultados de aprendizagem e o mercado de trabalho e aponta algumas críticas para a execução do Quadro Europeu de Qualificações.
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