REMINISCÊNCIAS BRINCANTES DAS CRIANÇAS PIONEIRAS DO PERÍODO DA COLONIZAÇÃO DO CONE SUL DE RONDÔNIA

Resumen

O artigo trata de um recorte de resultado de uma pesquisa realizada no campo dos brinquedos, das brincadeiras e da criança. O objetivo foi conhecer a história lúdica da criança pioneira do sul de Rondônia e compreendê-la na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa, de abordagem qualitativa, produziu dados a partir de conversas individuais com sete pais e mães de crianças de uma escola localizada na área rural do sul de Rondônia, denominada Cone Sul. Os materiais analíticos foram extraídos dos registros organizados em diário de campo, que versavam sobre a vida brincante da criança pioneira das décadas de 1970 e 1980. Despontam-se nos resultados um acervo histórico e cultural, oriundo das muitas famílias de diversos lugares do país que foram para o sul de Rondônia. Emergem das análises uma vida cercada pelo brincar natural entre os grupos de vizinhos, suas vivencias brincantes, afazeres domésticos e braçais nas lavouras.

Biografía del autor/a

Juracy Machado Pacífico, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Pós-doutora pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Professora  da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).  Líder do GRUPO EDUCA - Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Educação e Infância e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil, Infâncias e Educação Especial e Inclusiva. Editora da Revista EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação. Coordenadora do LABRINTECA - Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade. 

Érica Jaqueline Pizapio Teixeira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Colorado do Oeste.  

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Publicado
2022-05-12