BRINCADEIRAS E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DE OCUPAÇÃO NA REGIÃO AMAZÔNICA: UMA ANÁLISE DA OCUPAÇÃO CAPADÓCIA EM PALMAS –TO

Palavras-chave: Brincar. Educação Infantil. Contextos Sociais.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do brincar no processo de construção de conhecimentos e as influências do contexto de ocupação na região Amazônica, compreendendo a vida e a sociedade por meio de um olhar epistêmico interligado. Com objetivo de compreender a brincadeira como manifestação cultural produzida coletivamente, contextualizando o brincar enquanto prática educativa e social que contribui para o desenvolvimento humano. Os sujeitos desta pesquisa são crianças da ocupação “Capadócia” em Palmas – TO, que enfrentam desafios para transformar o espaço onde vivem em um ambiente que possibilite uma formação integral. A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa, em que os resultados indicam que o brincar é uma importante forma de comunicação, de produção cultural da infância por possibilitar que a criança seja um sujeito ativo, construtor do seu conhecimento, interligando a vida, o mundo e a realidade que o cerca.

Biografia do Autor

Marina Carla da Cruz Queiroz, Univerdade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da Educação Básica.

Maria José de Pinho, Univerdade Federal do Tocantins

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

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Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos