BRINCADEIRAS E INFLUÊNCIAS NO CONTEXTO DE OCUPAÇÃO NA REGIÃO AMAZÔNICA: UMA ANÁLISE DA OCUPAÇÃO CAPADÓCIA EM PALMAS –TO

Resumen

Este artigo apresenta uma análise do brincar no processo de construção de conhecimentos e as influências do contexto de ocupação na região Amazônica, compreendendo a vida e a sociedade por meio de um olhar epistêmico interligado. Com objetivo de compreender a brincadeira como manifestação cultural produzida coletivamente, contextualizando o brincar enquanto prática educativa e social que contribui para o desenvolvimento humano. Os sujeitos desta pesquisa são crianças da ocupação “Capadócia” em Palmas – TO, que enfrentam desafios para transformar o espaço onde vivem em um ambiente que possibilite uma formação integral. A pesquisa foi desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa, em que os resultados indicam que o brincar é uma importante forma de comunicação, de produção cultural da infância por possibilitar que a criança seja um sujeito ativo, construtor do seu conhecimento, interligando a vida, o mundo e a realidade que o cerca.

Biografía del autor/a

Marina Carla da Cruz Queiroz, Univerdade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e professora da Educação Básica.

Maria José de Pinho, Univerdade Federal do Tocantins

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

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Publicado
2020-09-14
Sección
Artigos