REMINISCÊNCIAS BRINCANTES DAS CRIANÇAS PIONEIRAS DO PERÍODO DA COLONIZAÇÃO DO CONE SUL DE RONDÔNIA
Abstract
O artigo trata de um recorte de resultado de uma pesquisa realizada no campo dos brinquedos, das brincadeiras e da criança. O objetivo foi conhecer a história lúdica da criança pioneira do sul de Rondônia e compreendê-la na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. A pesquisa, de abordagem qualitativa, produziu dados a partir de conversas individuais com sete pais e mães de crianças de uma escola localizada na área rural do sul de Rondônia, denominada Cone Sul. Os materiais analíticos foram extraídos dos registros organizados em diário de campo, que versavam sobre a vida brincante da criança pioneira das décadas de 1970 e 1980. Despontam-se nos resultados um acervo histórico e cultural, oriundo das muitas famílias de diversos lugares do país que foram para o sul de Rondônia. Emergem das análises uma vida cercada pelo brincar natural entre os grupos de vizinhos, suas vivencias brincantes, afazeres domésticos e braçais nas lavouras.
References
ANDRÉ, M. Questões sobre os fins e sobre os métodos de pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v.1, no. 1, p. 119-131, set. 2007. Disponível em http://www.reveduc.ufscar.br.
ALTMAN, Raquel Zumbano . Brincando na história. In: PRIORE. Mary Del. Histórias das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. p. 331-258.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: 2 ed, 2009.
BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Tradução de Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: 2 ed, 2009.
BEZERRA, Ezenice Costa de Freitas; SANTOS, Telma Cristina Martins dos; PACÍFICO, Juracy Machado. Oralidade e a linguagem musical: encontros e desencontros na educação infantil. EDUCA - Revista Multidisciplinar em Educação, Porto Velho, v. 4, n.°, 9, p. 159 a 176, set/dez, 2017.
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto, Editora, 1992.
BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura/Trad. Gisela Wajskop. São Paulo: 8 ed, cortez, 2014.
CASCUDO, Luís da Câmara. Folclore do Brasil. Rio de Janeiro: Mundo de Cultura, 1967.
CHAVES, Marta; FRANCO, Adriana de Fátima. Primeira infância: educação e cuidados para o desenvolvimento humano. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2017. p. 109-126.
DUARTE, Newton. “Vamos brincar de alienação?” A brincadeira de papéis sociais na sociedade alienada. In: DUARTE, Newton. A brincadeira Brincadeiras de papéis sociais na educação infantil. São Paulo, Brasil, Ed. Xamã, 2006, p. 89-97.
ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
FERNANDES, Florestan. Folclore e mudança social na cidade de São Paulo. Petrópolis, RJ. Vozes, 1979.
FIGUEIREDO, Aldrin Moura de. Memórias da infância na Amazônia. In: PRIORE. Mary Del. Histórias das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999. p. 317-346.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
HUGO, Vitor. Desbravadores. Humaitá, 1959.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogos infantis: O jogo, a criança e a educação. Petropólis, Rj. Vozes, 16 ed, 2010.
LAZARETTI, Lucinéia Maria. Idade pré-escolar (3-6 anos) e a educação infantil: a brincadeira de papéis sociais e o ensino sistematizado. In: MARTINS, Lígia Márcia. ABRANTES, Angelo Antonio. FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice. Campinas, SP: Autores Associados, 2016. p. 129-148.
LEONTIEV, Aléxis N. Os Princípios Psicológicos da Brincadeira Pré-escolar In: VIGOTSKI, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alex N. Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. Trad.: Maria da Pena Villalobos. 11a ed. São Paulo: Ícone, 2010.
MELLO, Thiago. Amazônia a menina dos olhos do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
MELLO, Thiago de. Poemas Preferidos pelo autor e seus leitores. Edição comemorativa dos 75 anos do autor. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001
NUNES, Marcia Jovani de Oliveira. Do professor leigo ao graduado no magistério rural: ações pedagógicas e processos formativos na transição do século XX PARA O XXI em Colorado do Oeste – RO. (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2019.
QUEIROZ, Marina Carla da Cruz; PINHO, Maria José. Brincadeiras e influências no contexto de ocupação na Região Amazônica: uma análise da Ocupação
Capadócia em Palmas-TO. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.15, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2960. Acesso em: 30 dez., 2021.
SILVA, Andressa Lima da. Infâncias da terra: histórias, memórias e suas repercussões na prática docente em escolas rurais de Ariquemes – RO. (Dissertação Mestrado). Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, RO, 2019.
TEIXEIRA, Antônio, D.; FONSENCA, Dante, R. da. História Regional (Rondônia). Porto velho: Rondoniana, 1998.
TEIXEIRA, Érica Jaqueline Pizapio. Brinquedos e Brincadeiras nas Telas de Portinari: Um Estudo Sobre a Infância Lúdica Contemporânea. Cuiabá. (Dissertação de Mestrado de Educação). Universidade Federal de Mato Grosso 2015.
TIBÚRCIO, Nadiane Maria da Silva et. al. Ressignificando objetos: a importância da confecção de brinquedos com materiais recicláveis no processo educativo
Infantil. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n. 2, 2019. Disponível em: file:///C:/Users/Acer/Downloads/966-Texto%20do%20artigo-4112-1-10-20190307%20(1).pdf. Acesso em: 30 dez., 2021.
VIGOTSKI, L.S., LURIA, A.R., LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6 ed. São Paulo: Ícone, 1998.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 2000.
VYGOTSKY, L. S. A história do comportamento: o macaco, o primitivo e a criança. Porto Alegre: Artmed, 1996.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).