A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI, ELKONIN, LEONTIEV E MUKHINA

Palavras-chave: Brincar de Faz de Conta. Educação Infantil. Perspectiva Histórico-cultural. Criança. Brincadeira

Resumo

Com base na perspectiva histórico-cultural, o artigo parte do pensamento de Vigotski e seus seguidores para construir a argumentação acerca da importância do tempo e espaço para brincar na educação infantil. Com base no materialismo histórico-marxista em que o desenvolvimento da criança como um ser que nasce e cresce interagindo num ambiente social, cujo pensar e formas de ação são, qualitativamente, inerentes às suas interações e processos de internalizações, produzidos em espaços socioculturais. Compreende-se o brincar de faz de conta como um momento de grande interação e formação das crianças, através da relação de aprendizagem e de desenvolvimento que o mesmo proporciona, quando elas estão brincando. Através do brincar as crianças (re)elaboram suas experiências vividas nos contextos sociais, culturais e educacionais, construindo novas realidades de acordo com seus desejos, necessidades e motivações.

Biografia do Autor

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS).  Professora no Departamento de Metodologia do Ensino na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É membro do grupo de pesquisa “Filosofia, Cultura e Educação” (FILJEM/CNPq). 

Lisaura Maria Beltrame, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Pesquisadora na área da Educação Infantil, infâncias, ludicidade, brincares, brincar de faz de conta com estudos na perspectiva histórico- cultural a partir de Vigotski e seguidores.

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Publicado
2022-05-12