A BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL: CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKI, ELKONIN, LEONTIEV E MUKHINA
Abstract
Com base na perspectiva histórico-cultural, o artigo parte do pensamento de Vigotski e seus seguidores para construir a argumentação acerca da importância do tempo e espaço para brincar na educação infantil. Com base no materialismo histórico-marxista em que o desenvolvimento da criança como um ser que nasce e cresce interagindo num ambiente social, cujo pensar e formas de ação são, qualitativamente, inerentes às suas interações e processos de internalizações, produzidos em espaços socioculturais. Compreende-se o brincar de faz de conta como um momento de grande interação e formação das crianças, através da relação de aprendizagem e de desenvolvimento que o mesmo proporciona, quando elas estão brincando. Através do brincar as crianças (re)elaboram suas experiências vividas nos contextos sociais, culturais e educacionais, construindo novas realidades de acordo com seus desejos, necessidades e motivações.
References
BARROS, Manoel. Poesia Completa. São Paulo: LeYa, 2013.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: Ministério da Educação, 2009.
BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
DAVIDOV, Vasily Vasilovich. Problemas del desarrolo psíquico de los niños. In: DAVIDOV, Vasily Vasilovich. La enseñanza y el desarrolo psíquico. Moscoú: Editorial Progreso, 1988. p. 26-58.
DELLAGNELO, Adriana K.; PEDRALLI, Rosângela. A relevância da perspectiva histórico-cultural vigotskiana para profissionais ocupados com educação escolar em linguagem. Revista Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 13, n. 4, p. 1333-1540, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2016v13n4p1533. Acesso em 14 de maio 2021.
ELKONIN, Daniil B. Sobre el problema de al periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVIDOV, Vasily Vasilovich; SHUARE, Marta (Orgs.). La psicología evolutiva y pedagógica en la URSS (antología). Moscou: Progresso, 1987. p. 125-142.
______. Psicologia do jogo. São Paulo: LMFE, 1998.
FONTANA, Roseli A.; CRUZ, Maria Nazaré da. Psicologia e trabalho pedagógico. São Paulo: Atual, 1997.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.
______. Os princípios psicológicos da brincadeira pré-escolar. In: VYGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alex N. Linguagem desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. Tradução Maria da Pena Villalobo. São Paulo: Ícone, 2010. p. 119-142.
MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
PORTO, Cristina L. Brinquedo e brincadeira na brinquedoteca. In: KRAMER, Sonia; LEITE, Maria Isabel (Orgs). Infância e produção cultural. São Paulo: Papirus, 1998. (Série Prática pedagógica).
PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz-de-conta como atividade-guia. In: CONGRESSO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, 4., 2011, Florianópolis/SC. Secretaria de Educação, 2011. Disponível em: http://portal.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/14_02_2011_11.23.25.5523439fc322d424a19c109abd2d2bb9.pdf. Acesso em: 10 de jul. 2021.
______. O rigor metodológico em pesquisa bibliográfica. Ensino em Re-Vista, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 403-407, jul./dez. 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/14947. Acesso em 18 de set. 2021.
______. A brincadeira de faz de conta e a Infância. Revista Trama Interdisciplinar, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 28-39, maio/ago. 2016. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tint/article/view/9807/6068. Acesso em: 23 set. 2021.
______. Palestra proferida na UFFS. Chapecó, jun. 2019.
ROSA, Elisa Zaneratto; ANDRIANI, Ana G. P. Psicologia sócio-histórica: uma tentativa de sistematização epistemológica e metodológica. In: KAHHALE, Edna Maria Peters (Org.). A diversidade da psicologia: uma construção teórica. São Paulo: Cortez, 2002. p. 01-17.
SMIRNOVA, Elena; RIABKOVA, Irina. Teoria da brincadeira na psicologia histórico-cultural. Teoria e Prática da Educação, Maringá, v. 22, n. 1, p. 84-97, jan./abr. 2019.
STEINER, George. Lições dos Mestres. Rio de Janeiro: Record, 2005.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamiento y linguaje. Madrid: Aprendizaje Visor, 1993. (Obras Escogidas – Tomo II).
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. - Incluye Problemas del desarollo de la psique. Madrid: Aprendizaje Visor, 1995. (Obras Escogidas – Tomo III).
VIGOTSKY, Lev Semenovitch.– Psicologia infantil. Madrid: Editorial Puebloy Educación, 1996. (Obras Completas – Tomo IV).
VIGOTSKI. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
______.; LURIA, Alexander Romanovich. A história do comportamento. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
______. Psicologia pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003. (Edição comentada).
______. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: LEONTIEV, Alexis; LURIA, Alexander Romanovich; VIGOTSKII, Lev Semionovitch. Psicologia e pedagogia: bases psicológicas da aprendizagem e do desenvolvimento. São Paulo: Centauro, 2005. p. 38-55.
______. A brincadeira e seu papel no desenvolvimento psíquico da criança. Revista GIS, Rio de Janeiro, n. 11, p. 23-36, jun. 2008. Disponível em: https://atividart.files.wordpress.com/2016/05/a-brincadeira-e-seu-papel-no-desenvolvimento-psiquico-da-crianc3a7a.pdf . Acesso em: 10 de jul. 2021.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).