ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES, À LUZ DO MODELO TEÓRICO RLT

Resumen

Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, que tem por objetivo descrever o processo de elaboração de material digital de Educação em Saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico Roper-Logan-Tierney (RLT). Nessa perspectiva, para o conceito ‘fases de vida’, foi considerada a ‘adolescência’ e, como material didático, foram elaborados: uma imagem interativa, para discussão prévia e posterior discussão fundamentada, tendo em vista o conceito do ‘Continuum dependência e independência’; um vídeo apresentação para apoiar a explanação dos conteúdos previamente discutidos; e um jogo interativo para avaliação da aprendizagem, tudo, levando em consideração, as atividades de vida: ‘manter um ambiente seguro’ e ‘exprimir a sexualidade’, do modelo teórico RLT. Conclui-se que as atividades educativas para os jovens são fundamentais para minimizar os riscos de agravos e que os conceitos do modelo RLT apoiam o planejamento de sequência didática com níveis crescentes de complexidade e com foco na aprendizagem ativa.

Biografía del autor/a

Cintia Bastos Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação (pela UFAL), Mestra em Ensino na Saúde (pela UFAL, Graduada em Enfermagem (pela UFAL). Atualmente é professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas – Câmpus Arapiraca, Alagoas, Brasil.  

Layza Linayara da Silva Santos, Universidade Federal de Alagoas

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas - Câmpus Arapiraca, Alagoas, Brasil. 

Luis Paulo Leopoldo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (pela PUC-SP), Mestre em Educação (pela UFSM), Licenciado em Ciências Biológicas (pela UFSM). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil. 

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Publicado
2022-09-06