ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL PARA EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM ADOLESCENTES, À LUZ DO MODELO TEÓRICO RLT
Abstract
Trata-se de um estudo teórico de abordagem qualitativa, que tem por objetivo descrever o processo de elaboração de material digital de Educação em Saúde para adolescentes, fundamentado no modelo teórico Roper-Logan-Tierney (RLT). Nessa perspectiva, para o conceito ‘fases de vida’, foi considerada a ‘adolescência’ e, como material didático, foram elaborados: uma imagem interativa, para discussão prévia e posterior discussão fundamentada, tendo em vista o conceito do ‘Continuum dependência e independência’; um vídeo apresentação para apoiar a explanação dos conteúdos previamente discutidos; e um jogo interativo para avaliação da aprendizagem, tudo, levando em consideração, as atividades de vida: ‘manter um ambiente seguro’ e ‘exprimir a sexualidade’, do modelo teórico RLT. Conclui-se que as atividades educativas para os jovens são fundamentais para minimizar os riscos de agravos e que os conceitos do modelo RLT apoiam o planejamento de sequência didática com níveis crescentes de complexidade e com foco na aprendizagem ativa.
References
ALBORNOZ, Suzana. O que é trabalho. São Paulo: Brasiliense, 2017.
ANDRADE, Lorena; MAUCH, Ana Gabriela; COSTA, Jéssica; SILVA, Kelly; ALMEIDA, Lucas; ARAÚJO, Sara; SOUZA, Silvana; NUNES, Tâmara; SOUZA, Vanessa. A utilização das redes sociais digitais no cuidado psicossocial infantojuvenil, diante da pandemia por Covid-19. Health Residencies Journal-HRJ, v. 1, n. 2, p. 44-61, 2020. Disponibilidade em: < https://escsresidencias.emnuvens.com.br/hrj/article/view/12> . Acesso em: 10 mar. 2022.
ARAGÃO, Jamilly da Silva; FRANÇA, Inácia; COURA, Alexandro; MEDEIROS, Carla; ENDERS, Bertha. Vulnerabilidade associada às infecções sexualmente transmissíveis em pessoas com deficiência física. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n.10, p. 3143-3152, 2016. Disponibilidade em: https://www.scielosp.org/pdf/csc/2016.v21n10/3143-3152/pt acesso em: 10 mar. 2022.
BESERRA, Eveline Pinheiro. Saúde do adolescente: ação educativa mediada pelo modelo de atividades de vida. 2012. 208 f. Tese (Doutorado Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2012.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Saúde integral de adolescentes e jovens: orientações para a organização de serviços de saúde. Brasília, 2007. Disponibilidade em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_adolescentes_jovens.pdf. Acesso em: 10 mar. 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Proteger e cuidar da saúde de adolescentes na atenção básica. Brasília, 2018. Disponibilidade em:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção em Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Brasília, 2010. Disponibilidade em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promocao_saude.pdf . Acesso em: 10 mar. 2022.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva: Cadernos de Atenção Básica, nº 26. 1 ed. Brasília, 2013. Disponibilidade em
BRASIL. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico HIV/AIDS, número especial, dez, 2020. Disponibilidade em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2020/boletim-epidemiologico-hivaids-2020 . Acesso em: 10 mar. 2022.
CARVALHO, Oliveira; PINTO, Raydelane Grailea Silva; SANTOS, Márcia Sousa. Conhecimento sobre as infecções sexualmente transmissíveis por estudantes de escolas públicas. Revista Adolescência e saúde, V.15, n.1, p.7-17, jan-mar 2018. Disponibilidade em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/abr-763 . Acesso em: 10 mar.2022.
CATAFESTA, Gabriela; KLEIN, Débora; SILVA, Eveline; CANEVER, Bruna; LAZZARI, Danielle. Consulta de enfermagem ginecológica na estratégia saúde da família. Arq. Ciênc. Saúde, v. 22, n.1, p. 85-90, jan.-mar. 2015. Disponibilidade em https://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/32/26 . Acesso em: 10 mar.2022.
CAVALCANTE, Karenine Maria Holanda. Cuidado de enfermagem à pessoa com paraplegia fundamentado no modelo Roper-Logan-Tierney. 2007. 217 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007. Disponibilidade em: < https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/1784> Acesso em: 10 mar.2022.
FARIAS, MS; PONTE, KMA; GOMES, DF; MENEZES RSP. Tecnologia educativa sobre câncer gástrico. Rev enferm UFPE On line. v.12, n.4; p. :947-52, abr. 2018. Disponibilidade em https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/230434/28646 . Acesso em: 10 mar. 2022.
FIGUEIREDO, TWB; MERCÊS, NNA; LACERDA, MR; HERMANN, AP. Construção de um protocolo de cuidados de enfermagem: relato de experiência. Rev Bras Enferm [Internet]. V.71 (suppl 6); p. 3004-3009, 2018. Disponibilidade em:
FONSECA, César; COROADO, Rogério; PISSARRO, Margarida. A importância do Modelo das Atividades de Vida de Nancy Roper, Winifred Logan e Alison Tierney na formação de estudantes do curso de licenciatura em Enfermagem Journal of Aging and Inovation, v. 6, n. 3, p. 96-102, 2017. Disponibilidade em Disponibilidade em http://journalofagingandinnovation.org/wp-content/uploads/10-Nancy-Roper.pdf . Acesso em: 10 mar. 2022.
GURGEL, Maria Glêdes Ibiapina; ALVES, Maria; MOURA, Escolástica; PINHEIRO, patrícia; REGO, Rita. Desenvolvimento de habilidades: estratégia de promoção da saúde e prevenção da gravidez na adolescência. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 31, n.4, p. 640-646, dez, 2010.
MONTEIRO, Rosana Juliet Silva; OLIVEIRA, marcela; BELIAN, Rosalie; LIMA, Luciane; SANTIAGO, Maria; GONTIJO, Daniela. DECIDIX: encontro da pedagogia Paulo Freire com os serious games no campo da educação em saúde com adolescentes. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 9, p. 2951-2962, 2018; Disponibilidade em:
OLIVEIRA, Eloiza Silva Gomes. Adolescência, internet e tempo: desafios para a Educação. Educar em Revista, Curitiba, n.64, p. 283-298, abr.-jun 2017. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/er/a/WkgCN3gwJqjwccLdf4wxKjj/?lang=pt&format=html Acesso em: 10 mar. 2022.
OMS. Organização Mundial da Saúde. Mais de 1 milhão de novas infecções sexualmente transmissíveis curáveis todos os dias. 2019. Disponibilidade em: https://www.who.int/news/item/06-06-2019-more-than-1-million-new-curable-sexuallytransmitted-infections-every-day .Acesso em: 23 set. 2021.
PASSINHO, Renata Soares; PRIMO, Cândida; FIORESE, Mirian; NÓBREGA, Maria; BRANDÃO, Marcos; ROMERO, Valckiria. Elaboração e validação de subconjunto terminológico CIPE® para a pessoa com infarto agudo do miocárdio. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 53, 2019. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/nkDtD7JfCK4wx8MPg54cgHc/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 10 mar. 2022.
POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 5. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
RÊGO, Raiana Laryssa Santos; DE ALENCAR, Rosália Roberta Silva; RODRIGUES, Ana Paula Rebelo Aquino. A educação em saúde para adolescentes e a vacina contra o HPV. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde – UNIT - Aracaju, v. 4, n. 1, p. 181, mai. 2017. Disponibilidade em: https://periodicos.set.edu.br/fitsbiosaude/article/view/3991/2281 Acesso em: 10 mar. 2022.
ROCHA, Patrícia Kuerten; PRADO, Marta Lenise do; SILVA, Denise Maria Guerreiro Vieira da. Pesquisa Convergente Assistencial: uso na elaboração de modelos de cuidado de enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 65, n. 6, p. 1019-1025, nov.-dez., 2012. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/reben/a/PsjbdtvKmHH3cBsxvyNnv3t/?lang=pt Acesso em: 10 mar. 2022.
ROPER, N; LOGAN, W; TIERNEY, AJ. Modelo de Enfermagem Roper-Logan-Tierney. 1. ed. Lisboa: Climepsi editores, 2001.
SARAIVA, Maria Roselize Bezerra Cuidado à adolescente grávida com enfoque nas atividades de vida. 135 f. Dissertação (Mestrado) – Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2003.
SILVA, Mikaelle Ysis da; GONÇALVES, Danielle Elias; MARTINS, Álissan Karine Lima. Tecnologias educacionais como estratégia para educação em saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista Saúde Digital Tec. Educ. v. 5, n. 1, p.66-82, jan./abr. 2020. Disponibilidade em: http://periodicos.ufc.br/resdite/article/view/42427/100466 . Acesso em: 10 mar.2022.
TRENTINI. M.; PAIM, L. Pesquisa em enfermagem: uma modalidade convergente-assistencial. Florianópolis: Ed. Da UFCS, 2004.
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
ZAPPE, Jana Gonçalves; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. Variáveis pessoais e
contextuais associadas a comportamentos de risco em adolescentes. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, Porto Alegre; v. 65, n.1, p. 44-52, 2016. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/pHfSnv4fJ7CjPpPX5sb5kvp/abstract/?lang=pt acesso em: 10 mar. 2022.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).