LAZER NO ÂMBITO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS REFERENCIAIS DO ESTADO DO TOCANTINS

Resumen

Os estudos relacionados ao lazer e à educação vêm aumentando muito no meio acadêmico, mas ainda não há um consenso da maneira pela qual a temática Lazer pode ser trabalhada não apenas focando em uma disciplina específica como a Educação Física, mas de maneira interdisciplinar envolvendo diversas áreas, conteúdos e saberes. Discutir sobre o lazer no âmbito escolar é um grande desafio. Logo, neste estudo os autores buscam discutir e analisar como a temática “lazer” está presente nos documentos norteadores da Educação Básica brasileira especificamente do Estado do Tocantins. A partir disso, a pergunta norteadora é compreender: Como o lazer é abordado nos documentos referenciais da Educação Básica no Tocantins e em quais áreas o lazer vem sendo abordado e de que maneira? Nesse sentindo evidenciou-se que os documentos que norteiam os currículos das escolas é que o lazer aparece imbricado com conceitos de trabalho e saúde, mas sem uma conceituação mais consolidada do que vem a ser lazer, até mesmo de modo a ajudar os professores a trabalharem esse tema em suas aulas de maneira crítica, não apenas reproduzir que lazer se faz no tempo livre buscando prazer, mas ter subsídios para contrapor os diferentes “lazeres”, o do pobre versus o do rico, por exemplo, bem como questionar se há para todos as mesmas oportunidades de lazer.

Biografía del autor/a

Alexandra Lima Tavares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Educação Física. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Luan Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Educação Física. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Publicado
2024-01-22