LAZER NO ÂMBITO ESCOLAR: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS REFERENCIAIS DO ESTADO DO TOCANTINS

Abstract

Os estudos relacionados ao lazer e à educação vêm aumentando muito no meio acadêmico, mas ainda não há um consenso da maneira pela qual a temática Lazer pode ser trabalhada não apenas focando em uma disciplina específica como a Educação Física, mas de maneira interdisciplinar envolvendo diversas áreas, conteúdos e saberes. Discutir sobre o lazer no âmbito escolar é um grande desafio. Logo, neste estudo os autores buscam discutir e analisar como a temática “lazer” está presente nos documentos norteadores da Educação Básica brasileira especificamente do Estado do Tocantins. A partir disso, a pergunta norteadora é compreender: Como o lazer é abordado nos documentos referenciais da Educação Básica no Tocantins e em quais áreas o lazer vem sendo abordado e de que maneira? Nesse sentindo evidenciou-se que os documentos que norteiam os currículos das escolas é que o lazer aparece imbricado com conceitos de trabalho e saúde, mas sem uma conceituação mais consolidada do que vem a ser lazer, até mesmo de modo a ajudar os professores a trabalharem esse tema em suas aulas de maneira crítica, não apenas reproduzir que lazer se faz no tempo livre buscando prazer, mas ter subsídios para contrapor os diferentes “lazeres”, o do pobre versus o do rico, por exemplo, bem como questionar se há para todos as mesmas oportunidades de lazer.

Author Biographies

Alexandra Lima Tavares, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduada em Educação Física. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Luan Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduado em Educação Física. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Miracema do Tocantins, Tocantins, Brasil.

Kelber Ruhena Abrao, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Published
2024-01-22