AVALIAÇÃO: MOMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Resumen
A presente pesquisa tem como objetivo a compreensão do funcionamento da avaliação da aprendizagem, em uma escola municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Palmas, capital do Tocantins. Discute-se neste estudo a combinação de alguns fatores, sejam eles, históricos, pedagógicos, políticos e/ou socioculturais, que juntos, podem colaborar para a determinação de alguns resultados nos processos avaliativos na educação básica. Para tanto, o corpus se constitui por pesquisa de campo efetuada com alunos e professores, além de reflexões e contribuições acerca de alguns teóricos da área, como: Luchesi (2011); Moretto (2002); Silva (2010), entre outros. Dessa forma, evidenciou-se como a avaliação da aprendizagem pode ser um momento de ressignificação ou uma ferramenta que direciona positivamente ou negativamente a qualidade educacional.
Citas
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https:// basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 09 dez. 2019.
HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991.
LUCHESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
LIBÂNEO. J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MORETTO,Vasco P. Prova: Um momento privilegiado de estudo - não um acerto de contas. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PPP- Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, 2019.
SILVA. F. da S. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
SORDI, M. R. L. de; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação: Campinas, Sorocaba, S.P. v.14, n.2, p. 313-336, Jul.2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).