AVALIAÇÃO: MOMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM

  • Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Mara Michele Coelho Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG)
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem. Educação Básica. Qualidade Educacional.

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo a compreensão do funcionamento da avaliação da aprendizagem, em uma escola municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Palmas, capital do Tocantins. Discute-se neste estudo a combinação de alguns fatores, sejam eles, históricos, pedagógicos, políticos e/ou socioculturais, que juntos, podem colaborar para a determinação de alguns resultados nos processos avaliativos na educação básica. Para tanto, o corpus se constitui por pesquisa de campo efetuada com alunos e professores, além de reflexões e contribuições acerca de alguns teóricos da área, como: Luchesi (2011); Moretto (2002); Silva (2010), entre outros. Dessa forma, evidenciou-se como a avaliação da aprendizagem pode ser um momento de ressignificação ou uma ferramenta que direciona positivamente ou negativamente a qualidade educacional.

Biografia do Autor

Nara Niceia Coelho Bignardi Garcia Silveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras pela Universidade Federal do Tocantins. Pós-graduação em Docência em Ensino Superior pela Faculdade (ITOP).  Graduada em Letras pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins. Graduada em Administração pela Faculdade Triângulo Mineira Ituiutaba/MG. 

Mara Michele Coelho, Universidade Federal de Uberlândia (UFU/MG)

Mestranda do Programa de Pós-graduação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU/MG. Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná. Especialização em Gestão Social Politicas Públicas Redes e Defesa de Direitos.  Formação Pedagógica em Sociologia.  Regente de aula de sociologia no ensino médio.

Referências

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Publicado
2023-03-15