AVALIAÇÃO: MOMENTO DE RESSIGNIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Abstract
A presente pesquisa tem como objetivo a compreensão do funcionamento da avaliação da aprendizagem, em uma escola municipal de Ensino Fundamental II, na cidade de Palmas, capital do Tocantins. Discute-se neste estudo a combinação de alguns fatores, sejam eles, históricos, pedagógicos, políticos e/ou socioculturais, que juntos, podem colaborar para a determinação de alguns resultados nos processos avaliativos na educação básica. Para tanto, o corpus se constitui por pesquisa de campo efetuada com alunos e professores, além de reflexões e contribuições acerca de alguns teóricos da área, como: Luchesi (2011); Moretto (2002); Silva (2010), entre outros. Dessa forma, evidenciou-se como a avaliação da aprendizagem pode ser um momento de ressignificação ou uma ferramenta que direciona positivamente ou negativamente a qualidade educacional.
References
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https:// basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio. Acesso em: 09 dez. 2019.
HOFFMANN, Jussara M.L. Avaliação: mito e desafio - uma perspectiva construtivista. Educação e Realidade, Porto Alegre, 1991.
LUCHESI. C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
KUENZER, A. Z. Trabalho e escola: a aprendizagem flexibilizada. Anais. Reunião Científica Regional da ANPED – XI ANPED SUL. Curitiba/PR, 2016. p. 1 – 22. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-21-Educaçao-e-Trabalho.pdf. Acesso em: 20 nov. 2019.
LIBÂNEO. J. C. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1994.
MORETTO,Vasco P. Prova: Um momento privilegiado de estudo - não um acerto de contas. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
PPP- Projeto Político Pedagógico. Escola Municipal Antônio Carlos Jobim, 2019.
SILVA. F. da S. Avaliação na perspectiva formativa-reguladora: pressupostos teóricos e práticos. 3 ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
SORDI, M. R. L. de; LUDKE, M. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação: Campinas, Sorocaba, S.P. v.14, n.2, p. 313-336, Jul.2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).