NARRATIVAS DOCENTES ACERCA DA REALIDADE E DESAFIOS DA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO REMOTO E AS POSSIBILIDADES PARA O CENÁRIO PÓS-PANDEMIA

Resumen

A pandemia da Covid-19 tornou-se uma ameaça para o processo de alfabetização e letramento. Neste contexto, este estudo analisou as narrativas de docentes alfabetizadores acerca do processo de ensino aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia, visando criar uma prática reflexiva acerca da alfabetização e letramento não somente durante a pandemia, mas também em seu cenário pós pandêmico. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, com coleta de dados através de entrevista semiestruturada realizada remotamente com professores. Os resultados demonstraram que os profissionais estão atuando em circunstâncias exigentes e caóticas devido a pandemia, onde a pressão é implacável e as opções são limitadas. As narrativas docentes discutidas orientam para mudanças na práxis alfabetizadora no cenário de pós-pandemia, considerando as condições de desenvolvimento particulares de cada aluno, assim como, a busca pela transform(ação) da identidade docente por meio da formação continuada, uma demanda imposta pelo “novo normal”.

Biografía del autor/a

Jeferson Luis Lima da Silva, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Especialista em Administração, Escolar, Supervisão e Orientação Educacional (UNIASSELVI).  Licenciado em Pedagogia (UNIP). Professor na Educação Básica e Ensino Superior. 

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Publicado
2023-04-04