POR UMA EDUCAÇÃO SOCIAL QUE NOS APROXIME: A DISCUSSÃO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS NÃO ESCOLARES EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL

Resumen

O presente artigo, de fundamentação teórica, tem como objetivo discutir sobre as finalidades da Educação Social a partir da pandemia promovida pelo vírus SARS-CoV-2. Para isso, a discussão se realiza a partir de alguns autores da Sociologia e da Filosofia sobre o período pandêmico, seus impactos globais e como o campo do saber da Pedagogia Social é chamado a (re)pensar suas práticas de Educação Social de forma a atender as demandas desse novo cenário educacional não escolar. Ao final, infere-se que a realidade pandêmica da COVID-19 se apresenta como um espaço “pandemônico” para os ambientes socioeducativos e exige dos profissionais da Educação Social novas habilidades para uma reflexão que contemplem as necessidades contemporâneas sem perder a essência do trabalho socioeducativo. Essa reflexão demandará novos tipos de ação formativa tanto para educandos quanto para educadores no ambiente educativo não escolar brasileiro.

Biografía del autor/a

Arthur Vianna Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2023-04-04