TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: PRESCRIÇÃO E SOLUCIONISMO NO ENSINO SUPERIOR
Resumen
As tecnologias digitais de informação e comunicação vêm marcando expressiva presença em múltiplas discussões no campo da Educação e, com a pandemia da Covid-19, tornou-se tema central nas reflexões sobre o futuro dos processos educativos. Entre as produções acadêmicas, pode-se identificar a priori duas concepções, sendo uma mais prescritiva e solucionista, verificada a partir das obras de Lévy (2014, 2016), extensamente citada em textos acadêmicos e informativos; e outra mais crítica, acerca das controvérsias e conflitos presentes no contexto político em que estão envolvidas, com fundamentação em uma diversidade de autores. Neste artigo, tais concepções estão articuladas às discussões de Dias Sobrinho (2010), Santos (2011), Almeida (2012), e Goergen (2013), sobre o ensino superior e de pós-graduação. Ao tratar das perspectivas e subversões do emprego das tecnologias no campo educacional, pretende-se contribuir para as discussões mais críticas, que podem influenciar a formação em nível superior e na própria produção acadêmica.
Citas
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