ENSINO HÍBRIDO: CONCEITOS, PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E POSSIBILIDADES PARA APLICAÇÃO PÓS-PANDEMIA

Resumen

Este trabalho é uma análise das produções científicas sobre Ensino Híbrido nos níveis do Ensino Médio, Tecnológico, Idiomas e Educação Superior. É um estudo de abordagem qualitativa, por meio da metodologia chamada de Estado do Conhecimento utilizando o banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). O recorte temporal foi de dez anos em dois momentos, 2000-2010 e 2011-2021. Para analisar os dados usou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin (2009). Ao avaliar as produções científicas sobre Ensino Híbrido, observa-se que o tema associa-se com o Modelo de Rotação por Estações, o Ensino Presencial e o Ensino a Distância (Semipresencial), a aplicação de Metodologias Ativas e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Com base nos trabalhos analisados, compreende-se que são necessárias mais pesquisas sobre o assunto, bem como, que o Ensino Híbrido é uma alternativa viável para construir um ensino mais inovador, ativo, inclusivo e flexível, mas para isso, o acesso às tecnologias é essencial. Ter politicas públicas que garantam acesso à educação e às tecnologias deveriam ser prioridade dos governantes, em especial num contexto pós-pandemia, onde a educação precisará ser repensada.

Biografía del autor/a

Giovana Fernanda Justino Bruschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em Educação pela PUCRS, Mestra em Gestão Educacional pela Unisinos. Analista Pedagógica de Educação Continuada na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

Alam de Oliveira Casartelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Comunicação Social, Mestre em Gestão Empresarial pela PUCRS. Pró-Reitor de Administração e Finanças da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado
2023-04-04