A FORMAÇÃO DOCENTE NO BRASIL: DILEMAS E DESAFIOS
Resumen
Resumo: Esse artigo propõe refletir a respeito dos desafios e dilemas mais urgentes na formação de professores, além de perpassar questões voltadas também às práticas docentes. Por meio de pesquisa bibliográfica descritiva acerca do tema faz-se uma breve revisão da trajetória histórica da educação no Brasil e dos parâmetros curriculares da formação e prática docente. Por meio do estudo de diversos autores, é possível afirmar que a docência está em processo de transformação, e muitos aspectos interferem na qualidade da formação e prática docente, tais como a qualidade dos cursos de formação, a exigência de estágios práticos, a formação continuada, o processo histórico, cultural, político e tecnológico no qual se está inserido, o aprimoramento das práticas e saberes docentes, a relação entre aluno-professor, a complexidade da diversidade e particularidade dos ambientes educacionais, a capacidade de unir saberes científicos e saberes experienciais, a valorização da profissão, as condições estruturais entre outros fatores.
Palavras-chave: formação de professores; práticas docentes; profissionais da educação.
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