O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM LAZER EM TEMPOS PANDÊMICOS E O REPENSAR DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Resumen
O “Estágio Supervisionado em Educação Física e Lazer” sintetiza os conhecimentos tratados no campo do lazer. No isolamento social causado pela pandemia da covid-19, essa disciplina precisou ser repensada para adaptar-se às contingências do momento. O objetivo deste relato é apresentar a metodologia de trabalho desenvolvida remotamente, apontando dificuldades e pontos positivos. Trata-se de um trabalho exploratório-reflexivo, com fontes documentais e o acompanhamento de estudantes finalistas do bacharelado em Educação Física. Como resultado, foram categorizados os dados dos relatórios de estágio dos alunos e o diário de campo dos docentes, abordando os pontos de destaque e de melhoria da disciplina. Na categorização do material audiovisual elaborado, estabeleceram-se três categorias de análise: experiências no ensino-pesquisa-extensão no esporte e lazer; experiências formativas extramuros da universidade; e profissionais que vivem as experiências de esporte e lazer. A experiência foi exitosa, mas o estágio presencial é uma vivência fundamental na formação em Educação Física.
Citas
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRACHTVOGEL, Caterine de Moura. Produções discursivas nas mídias digitais: construções educativas de mulheres esportistas. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. – Ijuí, 2021. 136 f.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html. Acesso em: 26 fev. 2020.
CAMARGO, Luiz Octávio Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portal de Periódicos. Disponível em: <https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 23 mar. 2022.
CEFD – CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. Projeto pedagógico do curso de Graduação Bacharelado em Educação Física. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
DUMAZEDIER, Joffre. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e tecnologias de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v. 28, n. 4, p. 1263-1267, 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.
MÁXIMO, Maria Elisa. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da covid-19. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 21, n. 2, pp. 235-247, 2021. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39973.
PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE. Percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 113p.
PIMENTA, S. G.; LIMA L.; SOCORRO, M. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Lazer e educação: desafios da atualidade. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008. p. 45-61.
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas: 2017. Brasília: PNUD, 2017.392 p. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/idh/rdhs-brasil/relatorio-nacionaldesenvolvimento-humano-2017.html. Acesso em: 10 dez. 2021.
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Conselho Universitário aprova atividades de ensino remoto e auxílios de inclusão digital. Vitória: UFES, 2020. Disponível em: https://ufes.br/conteudo/conselho-universitario-aprova-atividades-de-ensino-remoto-e-auxilios-de-inclusao-digital. Acesso em: 12 nov. 2021.
SCHWARTZ, Gisele Maria. O conteúdo virtual: contemporizando Dumazedier. Licere – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 2, n. 6, p. 23-31, 2003. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2003.1468.
STIGGER, Marco Paulo. Lazer, cultura e educação: possíveis articulações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 2, p. 57-72, jan. 2009.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).