O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM LAZER EM TEMPOS PANDÊMICOS E O REPENSAR DE SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Abstract
O “Estágio Supervisionado em Educação Física e Lazer” sintetiza os conhecimentos tratados no campo do lazer. No isolamento social causado pela pandemia da covid-19, essa disciplina precisou ser repensada para adaptar-se às contingências do momento. O objetivo deste relato é apresentar a metodologia de trabalho desenvolvida remotamente, apontando dificuldades e pontos positivos. Trata-se de um trabalho exploratório-reflexivo, com fontes documentais e o acompanhamento de estudantes finalistas do bacharelado em Educação Física. Como resultado, foram categorizados os dados dos relatórios de estágio dos alunos e o diário de campo dos docentes, abordando os pontos de destaque e de melhoria da disciplina. Na categorização do material audiovisual elaborado, estabeleceram-se três categorias de análise: experiências no ensino-pesquisa-extensão no esporte e lazer; experiências formativas extramuros da universidade; e profissionais que vivem as experiências de esporte e lazer. A experiência foi exitosa, mas o estágio presencial é uma vivência fundamental na formação em Educação Física.
References
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.
BRACHTVOGEL, Caterine de Moura. Produções discursivas nas mídias digitais: construções educativas de mulheres esportistas. Tese (doutorado) – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Campus Ijuí). Educação nas Ciências. – Ijuí, 2021. 136 f.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.html. Acesso em: 26 fev. 2020.
CAMARGO, Luiz Octávio Lima. Educação para o lazer. São Paulo: Moderna, 1998.
CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portal de Periódicos. Disponível em: <https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/. Acesso em: 23 mar. 2022.
CEFD – CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS. Projeto pedagógico do curso de Graduação Bacharelado em Educação Física. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
DUMAZEDIER, Joffre. Valores e conteúdos culturais do lazer. São Paulo: SESC, 1980.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e tecnologias de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MAGALHÃES, Rodrigo Cesar da Silva. Pandemia de covid-19, ensino remoto e a potencialização das desigualdades educacionais. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v. 28, n. 4, p. 1263-1267, 2021. https://doi.org/10.1590/S0104-59702021005000012.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas: Autores Associados, 1996.
MÁXIMO, Maria Elisa. No desligar das câmeras: experiências de estudantes de ensino superior com o ensino remoto no contexto da covid-19. Civitas – Revista de Ciências Sociais, Porto Alegre, v. 21, n. 2, pp. 235-247, 2021. https://doi.org/10.15448/1984-7289.2021.2.39973.
PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE. Percepção do estado de saúde, estilos de vida, doenças crônicas e saúde bucal: Brasil e grandes regiões / IBGE, Coordenação de Trabalho e Rendimento. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. 113p.
PIMENTA, S. G.; LIMA L.; SOCORRO, M. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães. Lazer e educação: desafios da atualidade. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008. p. 45-61.
PNUD. Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional. Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas: 2017. Brasília: PNUD, 2017.392 p. Disponível em: https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/library/idh/rdhs-brasil/relatorio-nacionaldesenvolvimento-humano-2017.html. Acesso em: 10 dez. 2021.
UFES – UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Conselho Universitário aprova atividades de ensino remoto e auxílios de inclusão digital. Vitória: UFES, 2020. Disponível em: https://ufes.br/conteudo/conselho-universitario-aprova-atividades-de-ensino-remoto-e-auxilios-de-inclusao-digital. Acesso em: 12 nov. 2021.
SCHWARTZ, Gisele Maria. O conteúdo virtual: contemporizando Dumazedier. Licere – Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 2, n. 6, p. 23-31, 2003. https://doi.org/10.35699/1981-3171.2003.1468.
STIGGER, Marco Paulo. Lazer, cultura e educação: possíveis articulações. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 30, n. 2, p. 57-72, jan. 2009.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).