MEMÓRIAS FORMATIVAS SOBRE AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
A avaliação na formação inicial é uma das dimensões que compõem a atuação profissional nas disciplinas de estágio curricular supervisionado. Nesse contexto, as experiências formativas apropriadas no curso devem fundamentar a ação docente nessas disciplinas. O artigo objetiva discutir os sentidos atribuídos, por professores com formação em educação física, sobre suas experiências com avaliação durante os estágios supervisionados. Assume-se como método a pesquisa narrativa. Os participantes são seis docentes que concluíram o curso de formação inicial em educação física no ano de 2020. O instrumento de produção de fontes foi o grupo focal. A pesquisa destaca o olhar retrospectivo dos professores, sinalizando as respectivas preocupações em avaliar suas aulas e não as crianças, assim como a ausência da compreensão da especificidade da prática avaliativa na educação física. Conclui-se reforçando a necessidade de maior investimento em discussões sobre as concepções avaliativas e dos usos das práticas avaliativas voltadas à intervenção em educação física.
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