MEMÓRIAS FORMATIVAS SOBRE AVALIAÇÃO PARA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Resumen

A avaliação na formação inicial é uma das dimensões que compõem a atuação profissional nas disciplinas de estágio curricular supervisionado. Nesse contexto, as experiências formativas apropriadas no curso devem fundamentar a ação docente nessas disciplinas. O artigo objetiva discutir os sentidos atribuídos, por professores com formação em educação física, sobre suas experiências com avaliação durante os estágios supervisionados. Assume-se como método a pesquisa narrativa. Os participantes são seis docentes que concluíram o curso de formação inicial em educação física no ano de 2020. O instrumento de produção de fontes foi o grupo focal. A pesquisa destaca o olhar retrospectivo dos professores, sinalizando as respectivas preocupações em avaliar suas aulas e não as crianças, assim como a ausência da compreensão da especificidade da prática avaliativa na educação física. Conclui-se reforçando a necessidade de maior investimento em discussões sobre as concepções avaliativas e dos usos das práticas avaliativas voltadas à intervenção em educação física.

Biografía del autor/a

Jhamisson Soares Pereira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (Gipef/UFT).

 

Nayane Moia de Freitas, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - (PPGE/UFT). Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (UFPA). Membro do Grupo do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação e Saúde da Amazônia (NUPESA/UEPA). Membro do Grupo de Investigação Pedagógica (Gipef/UFT).

 

Diego Tarcísio Matos de Sousa e Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico - (PPGE/UFT). Professor efetivo do Município de Ipixuná do Pará – PA. Licenciado em Pedagogia pela Faculdade União Cultural do Estado de São Paulo (2013). Membro do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (Gipef/UFT).

Marciel Barcelos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Colegiado de Educação Física da UFT. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/UFES). Líder do Grupo de Investigação Pedagógica em Educação Física (Gipef/UFT).

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Publicado
2022-04-08