O PROFESSOR SUPERVISOR NO PROCESSO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Resumen

O objetivo da pesquisa foi analisar o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) perante a perspectiva de professores supervisores de estágio na Educação Física Escolar. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, realizada com sete supervisores de ECS em Educação Física Escolar de escolas de uma cidade de Pernambuco. A obtenção dos dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada. Observamos que os supervisores possuem dimensão de seu papel na formação dos estagiários e reivindicam maior proximidade da universidade no acompanhamento das atividades. A função de supervisores ainda carece de formação específica e orientação adequada da universidade. Ao final sugerimos ações formativas que ajudem os supervisores conduzirem o processo de supervisão e uma maior aproximação da universidade com a escola.

Biografía del autor/a

Diego Luz Moura, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Pós-doutor em Ciências do Exercício e do Esporte pela Universidade Estadula do Rio de Janeiro (UERJ).  Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Maria Sergiane Ribeiro e Silva, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professora do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

 

 

 

Jorge Heewll da Silva Inácio, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). 

João Gabriel Eugênio Araújo, Instituto Federal de Pernambuco (IFPE)

 Mestre em Ciências pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Professor de Educação Física no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano  (IFPE). 

Citas

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Publicado
2022-04-08