NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A ÓTICA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Resumen

Na presente pesquisa levantamos debates essenciais acerca dos processos inclusivos das pessoas com deficiência visual e a sua relação com a recreação, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras no processo de ensino aprendizagem nas aulas de educação física. Para tanto, utilizamos como método a revisão de literatura que consistiu em uma busca em bases de dados por meio de palavras-chave. O foco deste estudo foi o de evidenciar as contribuições que do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física, proporciona ao desenvolvimento infantil e a aprendizagem no âmbito escolar. Os brinquedos deveriam ser ferramentas que auxiliam na imaginação e criação das crianças, como uma forma delas se expressarem e se relacionar com as outras crianças. Deste modo, é primordial respeitarmos a autenticidade do brincar, pois é nele que as crianças podem vivenciar diferentes experiências sociais e constituir sua identidade com maior capacidade. Por fim, trazemos essa discussão que precisa ser mais difundida e debatida no âmbito escolar, sendo que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência são amparadas pela Lei, no que diz respeito à acessibilidade, mobilidade, inclusão, e o direito de uma educação igualitária e de qualidade. Infelizmente a realidade não condiz com a teoria da Lei, pois o que ainda vemos são estudantes que necessitam destes aspectos e que não são respeitados como cidadãos integrantes da sociedade.

Biografía del autor/a

Iara Mota Deus, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Educação Física (UFT). 

Lucas Coelho dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Educação Física.  UFT. Especialista em Medicina dos Esporte.

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

Citas

ABRÃO R. K. A Política de Organização das Infâncias e o currículo da Educação Infantil e do primeiro ano. Zero-a-seis (Florianópolis). , v.25, p.51 - 74, 2012.
ABRÃO R. K. O perfil profissional do professor da rede estadual de Educação Física do Ensino Médio. The FIEP Bulletin. , v.84, p.1 - 8, 2014.
ABRÃO R. K.; BAYSDORF, G. C. O trabalho docente do professor de Educação Física em escolas com diferentes fatores socieeconômicos e demográficos: estratégias e saberes construídos. CONTEXTO & EDUCAÇÃO., v.28, p.37 - 57, 2014
ABRÃO R. K.; BEIERSDORF, D. S.; ABRANTES, D. R.; LOUZADA, M. C. S. A constituição da infância permeada pelo contexto social, mídia e brinquedo. Zero-a-Seis (Florianópolis). , v.17, p.203 - 213, 2015.
ABRÃO R. K.; SILVA, J.A. A Análise do Uso dos Jogos para o Desenvolvimento do Pensamento Lógico-Matemático nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Revemat : Revista Eletrônica de Educação Matemática. , v.2, p.67 - 80, 2011
ABRÃO R. K.; SOUZA, A. C. A inclusão de crianças com necessidades educativas especiais em classes regulares de Educação Infantil. Ciências & Letras (Porto Alegre. Online). , v.52, p.93 - 107, 2012.
ABREU, S.A.L. et tal. Educação Física escolar e inclusão do deficiente visual: importância e dificuldades. Rev. do plano nacional de Educação Básica de professores UPFI, vol. 4, n 1, p. 47-51, jan/jun 2016.
ARAÚJO, B. C. de; QUIXABEIRA, A. P.; PADILHAS, O. P.; FERREIRA, R. K. A. Esporte adaptado: Percepção e metodologias dos professores de Educação Física nas escolas públicas. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e792974707, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4707. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4707. Acesso em: 21 jul. 2021.
BERSCH, R. de C. R.; BROWNING, N.; SHIRMER, C. R. Atendimento Educacional Especializado Deficiência Física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
BRASIL, Assembleia nacional constituinte. Constituição da republica Federativa do Brasil. Brasília – DF Senado Federal/Secretária especial de editoração de publicidade, 1988.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015.
BRASIL. LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, Dez 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Física. 2.ed. Brasília: MEC/SEF, 2005.
BRITO, I. C.; ABRÃO. K. A educação física inclusiva no ambiente escolar de Centenário/TO. Multidebates. , v.3, p.96 - 123, 2019.
BROUGÉRE, G. Brinquedo e Cultura. São Paulo: editora Cortez, 1998.
BUSCAGLIA, L. Os Deficientes e seus Pais. 3ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1997.
BUSTO, R. M. Dimensões do esporte adaptado. Esporte, reabilitação e educação física inclusiva na qualidade de vida de pessoas com deficiência. 9-18, 2013.
CASSIANO, F; GOMES, N. M. O deficiente visual no ensino regular, um estudo de caso em aulas de educação física. In: MARQUEZINE, M. C et. al. Educação Física, atividades motoras e lúdicas, e acessibilidade de pessoas com necessidades especiais. Londrina: Eduel, 2003. p.125-130.
CASTRO, C. A. Os alunos deficientes visuais nas aulas de Educação Física: Há inclusão desses corpos? Porto Alegre: UFRGS, 2009.
CANTO, R. Recreação Escolar. Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho – 2004.
CERVO, A. L. BERVIAN, P. A. Metodologia Cientifica. 5ª Ed. – São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002.
CHACON, M. C. M. Relação pai-filho e deficiência física relato de pesquisa. Revista Brasileira Educação Especial, Marília, v. 17, n. 3, p. 441-458, Set.-Dez, 2011.
CIDADE, R. E. FREITAS, P. S. Educação Física e Inclusão: Considerações para a prática pedagógica na escola.1995
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L apud BROUGÈRE, G. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes médicas. 1998.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L apud DOHME, V. A. Atividades lúdicas na educação: O caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 2002. Dissertação de Mestrado, Curso de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, Universidade Presbiteriana Mackenzie. São Paulo.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L apud FRIEDMANN, A. O direito de brincar: a brinquedoteca. 4ª ed. São Paulo: Abrinq, 1996.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L apud KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 1999.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. A brincadeira e suas implicações nos processos de aprendizagem e de desenvolvimento. Estudos e Pesquisas em Psicologia. Rio de Janeiro. v. 7.n.1. jun/2007.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. apud ELKONIN, D. B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
CORDAZZO, S. T. D.; VIEIRA, M. L. apud BISCOLI, I. Â. Atividade lúdica uma análise da produção acadêmica brasileira no período de 1995 a 2001. 2005. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
COSTA A. M; WINCKLER C. A Educação Física e o Esporte Paralímpico. In: Mello, Marco Túlio de; Oliveira Filho, Ciro Winckler (orgs). Esporte Paralímpico.. São Paulo: Editora Athene, 2012.
COSTA, A. M. e SOUSA. S. B. Educação Física e Esporte Adaptado: História, Avanços e Retrocessos em Relação aos Princípios da Integração/Inclusão e Perspectivas para o Século XXI. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas, v. 25, n. 3, P. 27-42, maio, 2004.
COSTA, A. M. Educação Física e esporte adaptado: História, Avanços e Retrocessos em relação aos princípios da integração. Inclusão e Perspectivas para o século XXI. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas. V. 25, n. 3, p. 27-42, maio de 2004.
COSTA, V.B. Inclusão escolar na educação física: reflexões a cerca da formação docente. Revista Motriz, Rio Claro, Vol. 16, n 4, p. 889-899, out/dez 2010.
CUNHA, S. R. V. Pintando, bordando, rasgando, desenhando e melecando na educação infantil. In: CUNHA, S. R. V. da (Org.). Cor, som e movimento. Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 7-36.
DAOLIO, J. A educação física escolar como prática cultural: tensões e riscos. Revista Pensar a Prática, Goiânia, v. 8, n.2, p. 215-226, 2005.
DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.
FALKENBACH, A.P.; LOPES, E.R. Professor de Educação Física diante da inclusão de alunos com deficiência visual. Rev. Pensar e Prática, Goiânia, vol. 13, n.3, p.1 – 18, set- dez 2010.
FIGUEIREDO, M. X. B.; ABRÃO R. K. A corporeidade Infantil nos espaços da escola. Vivências (URI. Erechim). , v.9, p.20 - 31, 2013.
FIORINI, M. L.; MANZINI, E. J. Inclusão de Alunos com Deficiência na Aula de Educação Física: Identificando Dificuldades, Ações e Conteúdos para Prover a Formação do Professor. Rev Bras Ed Esp, v. 20, n. 3, p. 387-404, Jul.-Set., 2014.
FIORINI, M.L.S.; DELIBERATO, D.; MANZINI, E.J. Estratégias de ensino para alunos deficientes visuais: a proposta curricular do estado de São Paulo. Revista Motriz, Rio Claro, vol. 19, n 1, p. 62-73, jan/mar 2013.
FONSECA, V. Psicomotricidade. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
FREIRE, João Batista. As relações entre a Educação Física e outras disciplinas da Escola. In: FREIRE, João Batista. Educação de corpo inteiro: teoria e pratica da Educação Física. 5.ed. São Paulo: Scipione, 2009.p. 161-171
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
GOMES et al. Os fatores de inclusão do deficiente visual nas aulas de Educação Física. EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 17, Nº 177, Febrero de 2013.
GORGATTI, M. G.; COSTA, R. F. Atividades físicas adaptadas. São Paulo: Manole, 2005.
HOFFMANN, L. T. A abordagem dos portadores de deficiência visual. Disponível em: .https://juarezbarcellos.com/2013/08/12/educacao-fisica-adaptada-para-cadeirantes/
JURDI ET AL 2018
KISHIMOTO, T. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras na Educação. São Paulo: editora Cortez, 1997.
LA TAILLE, Y. (Org.) Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. p. 75-98.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1990.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
MASINI, E. F. S. O perceber e o relacionar-se do deficiente visual: orientando professores especializados. Brasília, DF: CORDE, 1994.
MAZZARINO, J. M.; FALKENBACH, A.; RISSI, S. Acessibilidade e inclusão de uma aluna com deficiência visual na Escola e na educação física. Rev Bras Ciênc Esporte, v. 33, n. 1, p. 87-102, jan./mar. 2011.
MOSQUERA, C. F. F. Deficiência visual na escola inclusiva. Curitiba: Ibpex, 2010.
NASCIMENTO, D. F. do; MOURATO, M. P. Goalball: Manual de orientação para professores de Educação Física. Brasília: Comitê Paraolimpico Brasileiro, 2006. 33 p
OLIVEIRA, F. F. Dialogando sobre educação, Educação Física e inclusão escolar. EFDeportes.com, Revista Digital. Bueno Aires, Nº 51, 2002. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd51/educa.htm>
QUIXABEIRA, A.; ABRÃO. K. Uma análise da produção do conhecimento em periódicos da educação física: o corpo em destaque. PESQUISEDUCA. , v.13, p.372 - 384, 2021.
QUIXABEIRA, A.; TEIXEIRA, D. B.; FERNANDES, L. C.; ABRÃO R. K. A inclusão de Crianças com Deficiência Física na Educação Física Escolar. Multidebates. , v.2, p.270 - 281, 2018
ROCHA et al. A percepção do deficiente visual sobre a Educação Física escola. Revista Coleção Pesquisa em Educação Física, Vol. 13, n 1, 2014.
ROCHA et al. A percepção do deficiente visual sobre a Educação Física escola. Revista Coleção Pesquisa em Educação Física, Vol. 13, n 1, 2014.
RODRIGUES, M. M.; ABRÃO R. K. Criar, montar e aprender: os jogos, brinquedos e brincadeiras. REVISTA UNIABEU. , v.11, p.67 - 79, 2018.
Rodrigues, D. O paradigma da educação inclusiva: reflexões sobre uma agenda possível. Inclusão, 1, 7-13. 2000
ROSADAS, S. C. Atividade física adaptada e jogos esportivos para o deficiente. Eu posso. Vocês duvidam? São Paulo: Atheneu, 1994.
SÁ, E. D.; CAMPOS, I. M.; SILVA, M. B. C. Deficiência visual. São Paulo: MEC/SEESP, 2007. (Coleção atendimento educacional especializado).
SÁ, E. D.; SILVA, M. B. C.; SIMÃO, V. S. Atendimento educacional especializado do aluno com deficiência visual. São Paulo: Moderna, 2010.
SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 5.ed. Rio de Janeiro: WVA, 2003.
SAYÃO (2002) Apud PERROTTI, E. A criança e a produção cultural. In: ZILBERMANN, Regina (Org.). A produção cultural para a criança. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1995.
SAYÃO, D. T. Corpo e Movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas á Educação Infantil e á Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, nº 2, p. 55-67, jan. 2002.
SCHIMER, C R. et. al.. Deficiência Física. São Paulo: MEC/SEESP, 2007.
SHILDER, P. A. A imagem do corpo. São Paulo: Martins Fontes, 1981.
SILVA, A. J., DUARTE, E., ALMEIDA, J. J. G. Campeonato escolar e deficiência visual: o discurso dos professores de educação física. Revista Movimento. v. 17, n. 02, p. 37-55, abr/jun de 2011.
SILVA, A.N.; GOMES, N.M. Educação física e a percepção de alunos com deficiência visual em processo de inclusão. Londrina de 08 a 10 novembro de 2011 - ISSN 2175-960X – Pg. 1214-1223.
SILVA, B. e CAIQUE, T. Que brincadeira é esta? O “Direito” de nossas crianças. 2011. Disponível: intertemas.unitoledo.br/revista/index.php/ETIC/article/viewFile/3202/2950 postagem 2014 acesso dia 23/11/2020.
SILVA, J.J.; SOUTO, E.C. A pessoa com deficiência visual: considerações sobre a sua participação nas aulas de educação física. Revista Educação Especial | v. 28 | n. 51 | p. 181-192 | jan./abr. 2015 Santa Maria. Disponível em:
SURDI, Aguinaldo; KUNZ, Elenor; STAVISKI, Gilmar (2013) apud ELIAS, N. Sobre o tempo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
SURDI, Aguinaldo; KUNZ, Elenor; STAVISKI, Gilmar. Sem tempo de ser criança: a pressa no contexto da educação de criança e implicações nas aulas de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, nº I, p. 113-128, jan/mar. 2013.
TANURE ALVES, M. L.; DUARTE, E.. A inclusão do deficiente visual nas aulas de educação física escolar: impedimentos e oportunidades. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v. 27, n. 2, 2005.
VIGOTISKY, L.S. A formação social da mente. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
WALGENBACH, Patrícia. J. S. A Realidade dos alunos com deficiência visual na rede regular de ensino de Anápolis – GO. Brasília: UNB, 2011.
WINNICK, J. P. Educação Física e esportes adaptados. 3.ed. São Paulo: Manole, 2004.
YAYER, P.; RONCIN, C. A integração da criança deficiente na classe. Trad. Maria Ermandina Galvão; Gomes Pereira Lisboa. Editora manole. 1989.
Publicado
2024-06-17