NOTAS SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL SOB A ÓTICA DOS JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS

Abstract

Na presente pesquisa levantamos debates essenciais acerca dos processos inclusivos das pessoas com deficiência visual e a sua relação com a recreação, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras no processo de ensino aprendizagem nas aulas de educação física. Para tanto, utilizamos como método a revisão de literatura que consistiu em uma busca em bases de dados por meio de palavras-chave. O foco deste estudo foi o de evidenciar as contribuições que do processo de inclusão de pessoas com deficiência visual nas aulas de educação física, proporciona ao desenvolvimento infantil e a aprendizagem no âmbito escolar. Os brinquedos deveriam ser ferramentas que auxiliam na imaginação e criação das crianças, como uma forma delas se expressarem e se relacionar com as outras crianças. Deste modo, é primordial respeitarmos a autenticidade do brincar, pois é nele que as crianças podem vivenciar diferentes experiências sociais e constituir sua identidade com maior capacidade. Por fim, trazemos essa discussão que precisa ser mais difundida e debatida no âmbito escolar, sendo que as pessoas que possuem algum tipo de deficiência são amparadas pela Lei, no que diz respeito à acessibilidade, mobilidade, inclusão, e o direito de uma educação igualitária e de qualidade. Infelizmente a realidade não condiz com a teoria da Lei, pois o que ainda vemos são estudantes que necessitam destes aspectos e que não são respeitados como cidadãos integrantes da sociedade.

Author Biographies

Iara Mota Deus, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduanda em Educação Física (UFT). 

Lucas Coelho dos Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Graduação em Educação Física.  UFT. Especialista em Medicina dos Esporte.

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde. Universidade Federal do Tocantins - UFT, Palmas, Tocantins, Brasil.

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Published
2024-06-17