RASTROS DE RELIGIOSIDADE NAS LETRAS DAS CANÇÕES DE NANDO CRUZ

Resumen

Arte e religião são partes integrantes do ser, apresentam-se como uma necessidade básica. A música, bem como outras linguagens artísticas, mantém um diálogo muito próximo com outras áreas do conhecimento, tais como a sociologia, a filosofia, a literatura e a religião. Dessa forma, a relação entre música, religião e espiritualidade torna-se, em alguns casos, muito próxima. A Música Popular Brasileira – MPB reúne elementos da diversidade cultural existente no país, com forte presença de sincretismo religioso nas produções musicais de vários compositores, desse modo, para além de conceitos, dialoga frequentemente com a literatura. Assim, neste artigo, objetiva-se analisar os rastros da religiosidade presente na criação musical do cantor e compositor tocantinense Nando Cruz, detendo-se na relação entre a expressão do sagrado e a poesia nas letras das canções do artista. Para tanto, foi realizado um estudo das letras de quatro canções, bem como consultas a acervos existentes sobre a temática. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela qualitativa, uma vez que se busca apresentar o estudo de forma descritiva com base em análises das letras das músicas, bem como das acepções de teóricos que embasam a pesquisa, tais como Maurício José Laguárdia Campomori, Ernst Fischer, Mircea Eliade, entre outros.

Biografía del autor/a

Maria Célia Gomes de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras e Pós-Graduada em Perspectiva Crítica da Literatura Contemporânea pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora de Língua Portuguesa no CEM Rui Brasil Cavalcante, Miranorte-TO. 

 

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Publicado
2022-02-16