RASTROS DE RELIGIOSIDADE NAS LETRAS DAS CANÇÕES DE NANDO CRUZ

Abstract

Arte e religião são partes integrantes do ser, apresentam-se como uma necessidade básica. A música, bem como outras linguagens artísticas, mantém um diálogo muito próximo com outras áreas do conhecimento, tais como a sociologia, a filosofia, a literatura e a religião. Dessa forma, a relação entre música, religião e espiritualidade torna-se, em alguns casos, muito próxima. A Música Popular Brasileira – MPB reúne elementos da diversidade cultural existente no país, com forte presença de sincretismo religioso nas produções musicais de vários compositores, desse modo, para além de conceitos, dialoga frequentemente com a literatura. Assim, neste artigo, objetiva-se analisar os rastros da religiosidade presente na criação musical do cantor e compositor tocantinense Nando Cruz, detendo-se na relação entre a expressão do sagrado e a poesia nas letras das canções do artista. Para tanto, foi realizado um estudo das letras de quatro canções, bem como consultas a acervos existentes sobre a temática. Quanto ao tipo de pesquisa, optou-se pela qualitativa, uma vez que se busca apresentar o estudo de forma descritiva com base em análises das letras das músicas, bem como das acepções de teóricos que embasam a pesquisa, tais como Maurício José Laguárdia Campomori, Ernst Fischer, Mircea Eliade, entre outros.

Author Biography

Maria Célia Gomes de Souza, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Mestranda em Letras pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Graduada em Letras e Pós-Graduada em Perspectiva Crítica da Literatura Contemporânea pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora de Língua Portuguesa no CEM Rui Brasil Cavalcante, Miranorte-TO. 

 

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Published
2022-02-16