OS DESAFIOS DO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumen
Com a pandemia, os professores foram forçados a rever suas concepções de ensino, criando alternativas que dessem conta de uma nova forma de ensinar e, também, aprender. Sendo assim, este texto tem como objetivo apresentar e analisar o relato de experiência de um professor da Língua Inglesa em uma escola de idiomas, no município de Xanxerê, Santa Catarina, acerca dos desafios inerentes às novas formas de ensinar. Classifica-se este texto como uma pesquisa como descritiva, de abordagem qualitativa que fez uso de referenciais teóricos, análise documental e coleta de dados empíricos por meio de relato de experiência. Como resultados, aponta-se que foi necessário uma quebra de paradigmas para que, por meio das ações dos docentes, se garantisse a não estagnação do processo educacional como um todo, já que a pandemia veio subitamente sem que houvesse tempo hábil para planejamento de conteúdos e metodologias baseadas em modelos já consolidados.
Citas
BRASIL, Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.
BRASIL, Resolução nº 510/16, de 10 de abril de 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 22 out. 2021.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é a COVID-19? (2020) Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 out. 2021.
CASTELLS, Manuel. O digital é o novo normal. Disponível em: https://www.fronteiras.com/artigos/o-digital-e-o-novo-normal?fbclid=IwAR1iTxx5DuuOwpo4CFM3a6IeCsfgk5GLOZ6CpGxbL6gjZSaicpLLvI0Hng, acesso em 01/06/2020. Acesso em: 21 out. 2021.
CAMAS, Nuria; MANDAJA, Mônica; RIBEIRO, Renata; MENGALLI, Neli. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v.21, n.2, p.179-198, jul./dez. 2013. Disponível em https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834. Acesso em 01 jun. 2021.
CÓ, Elisa Prado; AMORIM, Gabriel Brito; FINARDI, Kyria Rebeca. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 112-140, dez. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53173. Acesso em: 27 out. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53173.
DENARDI, Didiê; MARCOS, Raquel Amoroginski; STANKOSKI, Camila Ribas. Mídias digitais nas aulas de língua inglesa: impactos da pandemia Covid-19. Ilha do Desterro v. 74, n. 3, p. 113-143, Florianópolis, set/dez 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/80733. Acesso em: 28 out. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GOEDERT, Lidiane; ARNDT, Klalter Bez Fontana. Mediação pedagógica e educação mediada por tecnologias digitais em tempos de pandemia. Criar Educação, Criciúma, v. 9, nº 2, Edição Especial 2020. Disponível em: http://periodicos.unesc.net/criaredu/article/view/6051/5402. Acesso em: 28 out. 2021.
GUILHERME, M. Qual o papel da pedagogia crítica nos estudos de língua e de cultura? Entrevista com Henry A. Giroux. Revista Crítica de Ciências Sociais, v.73, p.131-143, dez. 2005. Disponível em: https://journals.openedition.org/rccs/962. Acesso em: 28 out. 2021.
LEITE, Madalena Osório. A utilização das curvas de aprendizagem no planejamento da construção civil (2002). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83416?show=full. Acesso em: 27 out. 2021.
MARTINS, Vivian; ALMEIDA, Joelma. Educação em tempos de pandemia no Brasil: saberes fazeres escolares em exposição nas redes. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 215-224, ago. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026>. Acesso em: 27 out. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51026.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: Novos desafios e como chegar lá. São Paulo: Papirus, 2007.
NOBRE, ANA. Explorando desafios pedagógicos digitais no ensino profissional durante a pandemia da COVID-19. EmRede, v. 8, n. 1, p. 1-16, jan./jun. 2021. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/732. Acesso em: 28 out. 2021.
RIBEIRO, Ana Elisa. Escrever, hoje: Palavra, imagem e tecnologias digitais na educação. São Paulo:Parábola, 2018
SANTOS, Gilberto Lacerda dos. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Universidade de Brasília. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37,n.2. 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/fySbbzj98nSN4pTFTx7X3sd/?lang=pt Acesso em: 27 out. 2021.
SILVEIRA, Sidnei Renato et al. O Papel dos licenciados em computação no apoio ao ensino remoto em tempos de isolamento social devido à pandemia da COVID-19. Série Educar-Prática Docente, vol. 40, 2020.
SOUSA, Carlos Henrique Andrade de; OLIVEIRA, Francisco Thiago Chaves de; MARTINS, Elcimar Simão. Ensino de língua inglesa e cultura digital em tempos de pandemia: o desafio de superar o curto espaço de tempo entre o dito e o vivido. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 141-160, dez. 2020. ISSN 2594-9004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53901. Acesso em: 27 out. 2021. doi:https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53901.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).