A UNIVERSIDADE COMO AGENTE DESENVOLVIMENTO SOCIAL NAS REGIOES SUL E CENTRO-OESTE BRASILEIRAS
Resumen
No mundo globalizado, o espaço geográfico adquire contornos e características diferenciadas, que estão estreitamente relacionadas com a localização. Esta pesquisa tem como objetivo compreender duas instituições de educação superior como potencializadoras do desenvolvimento local e comunitário, destacando seus impactos para as regiões atendidas (sul e centro-oeste do Brasil), assim como elencar os desafios atuais de sua atuação. O procedimento metodológico se orientou por meio de uma pesquisa descritiva com base bibliográfica e documental; a abordagem analítica é crítica. Os dados enfatizam que as universidades analisadas têm amplitude de oferta nas regiões que atendem, e promovem direta ou indiretamente o desenvolvimento local e comunitário.
Citas
ALVES-MAZZOTTI, A. J., GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo, Pioneira, 1999.
AMARO, R. R. Desenvolvimento local. In: CATTANI, A. D. et al. (Orgs.). Dicionário internacional da outra economia. Coimbra: Almedina, 2009.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS. Disponível em:
ANUÁRIO ESTATISTICO 2018. Disponível em: https://www1.ufmt.br/ufmt/un/secao/14111/anuarioestatistico. Acesso em: 26 abr. 2020.
BERALDO, T. M. L. Formação continuada: reflexões sobre a interiorização da UFMT pela via dos cursos de pedagogia na modalidade parcelada. MONTEIRO, F. M. A. (org.). Trabalho docente na educação básica: contribuições formativas e investigativas em diferentes contextos. Cuiabá: EdUFMT, 2007.
BEZZI. M. l. Região: desafios e embates contemporâneos. Desigualdades regionais. Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, 2004.
BITTAR, M.; SILVA, M. G. M.; VELOSO, T. C. M. A. Processo de interiorização da educação superior na região centro-oeste: particularidades dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Série-Estudos. UCDB, n. 16. jul./dez. 2003. p. 147- 164.
BOAVENTURA, E. M. Tempo de educar: pronunciamentos sobre educação e cultura 1984-1985. Salvador: Secretaria de Educação e Cultura, 1987.
BORDIGNON, L. S. A pós-graduação como interlocutora das relações universidade e comunidade. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCar; Caxias do Sul: EDUCS, 1996.
BRASIL. Lei n. 12.881, de 12 de novembro de 2013. Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Brasília: Senado Federal, 2013.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal, 1996.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, Brasília: Senado Federal, 1988.
CALDERÓN, A. I. (coord.) Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã, 2007.
COMUNG. Disponível em: https://comung.org.br/. Acesso em: 03 abr. 2020.
CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. 2. ed. Rio de Janeiro: Beltrand Brasil, 1997.
DALLABRIDA, V. R. D.; BECKER, D. F. Governança territorial: um primeiro passo na construção de uma proposta teórico-metodológica. 2003. Disponível em: https://revistas.unijui.edu.br/index.php/desenvolvimentoemquestao/article/view/80. Acesso em: 15 nov. 2017.
FIALHO, N. H. Universidade multicampi. Brasília: Plano; Campinas: Autores Associados, 2005.
FREIRE, P.. Extensão ou comunicação? 16. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
GIANEZINI, Q. O processo de expansão do ensino superior em Mato Grosso. Dissertação de mestrado, Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, 2009.
IANNI, O. As ciências sociais na época da globalização. Revista Brasileira de Ciências Sociais. v. 13, n. 37, São Paulo, jun. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-69091998000200002. Acesso em: 03 abr. 2020.
FRANTZ, W. Um olhar interpretativo sobre a extensão em universidades comunitárias. In: Extensão universitária: uma questão em aberto. São Paulo: Xamã, 2011.
KVELLER, U. B.; HERRLEIN JÚNIOR, R. Educação superior para o desenvolvimento econômico: um olhar sobre os governos FHC (1995-2002) e Lula (2003-2010). Revista desenvolvimento socioeconômico em debate. v. 6 n.1. 2020. p. 3-21.
MARGINSON, S.; RHOADES, G. Além dos estados nacionais, mercados e sistemas de ensino superior: uma agência heurística glonacal. 2002. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/37970529/hed-2002-marginson-rhoades. Acesso em: 20 nov. 2013.
MATO GROSSO. Secretaria de estado do meio ambiente (SEMA). Mapa dos biomas mato-grossenses. Disponível em: http://www.sema.mt.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=170&Itemid=107. Acesso em: 25 abr. 2020.
NEZ, E. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
LONGHI, S. M. A face comunitária da universidade. 1998. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 1998.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1997.
SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel,1985.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 6. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, M. Técnica, espaço e tempo: globalização e meio técnico-científico informacional. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2008.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
UFMT. Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://www.ufmt.br/ufmt/site/secao/index/Cuiaba/812. Acesso em: 28 mar. 2020.
UPF. Disponível em: https://www.upf.br/a-universidade. Acesso em: 02 abr. 2020.
VELOSO, T. C. M. A. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal de Mato Grosso: campus universitário de Cuiabá 1985/2 a 1995/2: um processo de exclusão. Dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cuiabá, 2000.
WANDERLEY, L. E. W. O que é universidade? 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).