THE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO PROEJA DO IFS CAMPUS ARACAJU

Resumen

O presente artigo teve por objetivo identificar se a prática docente pode ou não contribuir para a aprendizagem e a permanência do alunado no curso integrado de Desenho de Construção Civil (DCC) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Câmpus Aracaju. Ancorado em uma investigação de vertente crítica, utilizou-se de métodos qualitativos e quantitativos na coleta dos dados, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016) e da estatística descritiva dos dados (REIS; REIS; 2002), respectivamente. Os resultados encontrados no estudo evidenciam o potencial que a prática docente detém na aprendizagem e permanência escolar de estudantes-trabalhadores com perfil da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, ao mesmo tempo, enfatiza os desafios e dilemas didático-pedagógicos, ético-políticos e teórico-metodológicos dessa prática profissional frente ao sistema brasileiro de ensino.  

Biografía del autor/a

Juliane dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Sergipe (2020). Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Sergipe (2017). Pós-graduanda em Gestão em Serviço Social pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (2021).  Assistente Social da Prefeitura Municipal de Laranjeiras/SE. 

Maria Silene da Silva , INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Licenciatura em Ciências Biológicas pela Fundação Universidade Estadual de Alagoas (1991), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2003) e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular, área de concentração Fisiologia, pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2010). É docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe, atuando nos cursos de Tecnologia em Saneamento Ambiental e no Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS).

Lucas Antonio Feitosa de Jesus , INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE

Graduado em Licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS). Atualmente é funcionário público federal concursado pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Citas

ARAÚJO, Ronaldo Marcos de Lima; FRIGOTTO, Gaudêncio. Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, Natal, v. 52, n. 38, p. 61-80, maio/ago. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/7956/5723. Acesso em: 02 mai. 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Lei nº 5.840, de 13 de julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 13 jul. 2006. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/decreto/d5840.htm. Acesso em: 27 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 28 abr. 2021.

BRASIL. Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 29 dez. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11892.htm. Acesso em: 27 abr. 2021.

CARDOSO, Cícera Romana. Obstáculos materiais e simbólicos da desistência de estudantes do PROEJA/IFRN: um estudo à luz da teoria das representações sociais e da praxiologia de Pierre Bourdieu. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

DEBIÁSIO, Flávia de Jesus Mendes. Acesso, permanência e evasão nos cursos do proeja em instituições de ensino de Curitiba – PR. 2010. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

FARIA, Débora Suzane de Araújo. O PROEJA ensino médio no IFRN - campus Caicó: causas da desistência e motivos da permanência. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 57. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. Saberes da docência na Educação Profissional e Tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1, p. 211-236, mar. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edur/v28n1/a10v28n1.pdf. Acesso em: 02 mai. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008.
HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 14, p. 108-130, maio/ago. 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 01 mai. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. Processo Seletivo 2021.1 - Edital PROEJA nº 01/2021/DGI/PROEN. Aracaju: IFS, 2021a. 25 p. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/editais-processo-seletivo/editais-processo-seletivo-6/9244-2021-1-edital-n-01-2021-daa-proen-proeja. Acesso em: 27 abr. 2021.

INSTITUTO FEDERAL DE SERGIPE. Processo Seletivo 2021.1 - Edital Remanescente PROEJA nº 02/2021/DGI/PROEN. Aracaju: IFS, 2021b. 25 p. Disponível em: http://www.ifs.edu.br/editais-processo-seletivo/editais-processo-seletivo-6/9323-2021-1-edital-remanescente-proeja-n-02-2021-dgi-proen-cursos-tecnicos-de-nivel-medio-integrados-na-modalidade-proeja. Acesso em: 27 abr. 2021.

KUENZER, Acácia Zeneida; GRABOWSK, Gabriel. A produção do conhecimento no campo da educação profissional no regime de acumulação flexível. Revista Holos, Natal, v. 6, n. 10, p. 22-32, set. 2016. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4983/1566. Acesso em: 02 mai. 2021.

JORGE, Céuli Mariano. Sentidos da educação atribuídos por egressos do PROEJA no Paraná. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

MOURA, Dante Henrique. A integração curricular da educação profissional com a educação básica na modalidade de jovens e adultos (Proeja). Cadernos de Pesquisa em Educação, Vitória, v. 19, n. 39, p. 30-49, jan./jun. 2014. Disponível em: https://www.periodicos.ufes.br/educacao/article/download/10244/7030/25652 Acesso em: 04 maio 2021.

MOURA, Dante Henrique; SILVA, Meyrelândia dos Santos. A evasão no curso de licenciatura em geografia oferecido pelo CEFET - RN. Holos, Natal, v. 3, p. 26-42, 2007. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/126. Acesso em: 01 maio 2021.

MOURA, Sebastião Rodrigues; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Constituição do conhecimento científico e currículo prescrito: saberes integrados para a formação de jovens e adultos no contexto amazônico. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 7, n. 7, p. 231-241, mar. 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2612. Acesso em: 02 maio 2021.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. As interfaces educação popular e EJA: exigências de formação para a prática com esses grupos. Revista Educação, [S.l.], v. 33, n. 2, p. 104-110, maio/ago. 2010. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=84813264004. Acesso em: 01 maio 2021.

PACHECO, Eliezer. Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. In: PACHECO, Eliezer (org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Brasília/São Paulo: Editora Moderna, 2011. p. 13-32.

PAIVA, Jane. Direito à educação: permanecer na escola é um problema público? In: CARMO, Gerson Tavares do (org.). Sentidos da permanência na educação: o anúncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. p. 99-116.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.

REIS, Dyane Brito. O significado de permanência: explorando possibilidades a partir de Kant. In: CARMO, Gerson Tavares do (org.). Sentidos da permanência na educação: o anuncio de uma construção coletiva. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. p. 73-82.

REIS, Edna Afonso; REIS, Ilka Afonso. Análise Descritiva de Dados. Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, 2002. Disponível em: http://www.est.ufmg.br/portal/arquivos/rts/rte0202.pdf. Acesso em: 29 abr. 2021.
SANTOS, Juliane dos; SILVA, Maria Silene da. O proeja na perspectiva freireana de educação popular: algumas reflexões à luz das práticas pedagógicas. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 13., 2019, Aracaju. Anais [...]. Aracaju: Editora da UFS, v. 13, n. 1, p. 1- 15, set. 2019. Disponível: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/13186/20/19.pdf. Acesso em: 01 mai. 2021.
SILVA, Cesar Augusto Cruz da. O programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos (PROEJA) em um centro estadual de educação profissional: evasão e remanescência. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SILVA, Maria Dorotéa dos Santos. Evasão e permanência na educação de jovens e adultos: Titãs ou desvalidos da sorte?. 2017. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Vitória, 2017.

SOARES, Leôncio José Gomes; PEDROSO, Ana Paula Ferreira. Formação de educadores na educação de jovens e adultos (EJA): alinhavando contextos e tecendo possibilidades. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 32, n. 4, p. 251-268, out./dez. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v32n4/1982-6621-edur-32-04-00251.pdf. Acesso em: 01 mai. 2021.

VIEIRA, Leandro Moreira; RAGGI, Desirée Gonçalves. Ondas eletromagnéticas e fenômenos da luz: uma proposta de sequência didática para alunos da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 6, n. 12, p. 351-360, ago. 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1169. Acesso em: 01 mai. 2021.

VISQUETTI, Carminha Aparecida. Contribuições da política de assistência estudantil na permanência/não permanência dos educandos do PROEJA do IFMT campus várzea grande. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.

WHITE, Marlúcia Alves Secundo. Descobrindo singularidades em textos de sujeitos do Proeja. Aracaju: IFS, 2016.
Publicado
2021-11-12