THE A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA EJA INTEGRADA À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS DE PROFESSORES DO PROEJA DO IFS CAMPUS ARACAJU
Abstract
O presente artigo teve por objetivo identificar se a prática docente pode ou não contribuir para a aprendizagem e a permanência do alunado no curso integrado de Desenho de Construção Civil (DCC) do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) do Instituto Federal de Sergipe (IFS) Câmpus Aracaju. Ancorado em uma investigação de vertente crítica, utilizou-se de métodos qualitativos e quantitativos na coleta dos dados, à luz da análise de conteúdo de Bardin (2016) e da estatística descritiva dos dados (REIS; REIS; 2002), respectivamente. Os resultados encontrados no estudo evidenciam o potencial que a prática docente detém na aprendizagem e permanência escolar de estudantes-trabalhadores com perfil da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, ao mesmo tempo, enfatiza os desafios e dilemas didático-pedagógicos, ético-políticos e teórico-metodológicos dessa prática profissional frente ao sistema brasileiro de ensino.
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