EDITORIAL

Resumen

Dossiê “Escola como espaço de ciência com consciência: iniciativas transdisciplinares e escolas criativas”. Por que esse Dossiê coloca a escola como espaço de ciência com consciência? Que sentido tem ciência com consciência? Por que iniciativas transdisciplinares e escolas criativas se nutrem e emergem de tal proposição? Bom, vamos apresentar alguns pontos que talvez nos auxilie na busca pelas respostas. Não pretendemos apresentar as respostas, mas as questões mobilizadoras.

Biografía del autor/a

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Pós-doutora e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa EDUCANORTE/PGEDA, polo Palmas - UFT. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras-RIEC. 

Marilza Vanessa Rosa Suanno , FE/UFG

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília UCB (2015). Doutorado sanduíche realizado na Universidade de Barcelona UB (2011/2012). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC Goiás (2006). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás UFG (1994). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/FE/UFG. Líder do DIDAKTIKÉ Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Questões Contemporâneas DGP/CNPq. Membro do Núcleo de Formação de Professores FE/UFG. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas.  

Marta Genú Soares , PPGED/UEPA

Pós- doutora em Educação (Universitè de Montpellier-FR); Pós- doutora em Educação (PUC/Rio de Janeiro); Doutora em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Norte); Mestre em Educação (Universidade Metodista de Piracicaba-SP) e Licenciada em Educação Física (ESEFPA). Docente do PPGED/UEPA e da Licenciatura em Educação Física. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar.

Citas

BACHELARD, GASTON. O novo espírito científico, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1985.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. Tradução Eliane Lisboa. 3.ed. Porto Alegre: Sulinas, 2007.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução Leneide Duarte & Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Suanno. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
Publicado
2021-08-13