TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BILÍNGUE E INTERCULTURAL: ESCOLA COMO ESPAÇO DE CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA E SABERES ANCESTRAIS
Resumen
Este artigo apresenta análises de elaborações conceituais de obras acadêmicas do Laboratório de Línguas Indígenas do Núcleo de Estudos e Pesquisa com Povos Indígenas da Universidade Federal do Tocantins – LALI/NEPPI/UFT (Campus de Araguaína) referentes ao conceito de transdisciplinaridade e suas articulações com a educação escolar indígena e com a formação de professores. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura (OKOLI, 2019) de cinco obras (ALBUQUERQUE; ALMEIDA, 2012; ALMEIDA, 2012; ALBUQUERQUE et al, 2016; ALBUQUERQUE E SILVA, 2017; ALBUQUERQUE E MATOS, 2020). A pesquisa identificou a transdisciplinaridade caracterizada como integração contextualizada e significativa entre conhecimentos científicos e etnoconhecimentos (tradições, saberes, costumes e expressões indígenas) na educação escolar e na formação docente. Tal articulação apresentou-se como uma via democrática de partilha de poder, de autoridade e de reconhecimento de distintos conhecimentos e práticas.
Citas
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; CALDAS, Raimunda Benedita Cristina; ARAÚJO, Marcilene de Assis Alves; ALMEIDA, Severina Alves de (Orgs.) Ensino de línguas numa perspectiva intercultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; MATOS, Solange Cavalcante de. (Orgs.) Diálogos Etnossociolinguísticos. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da. (Orgs.) Educação linguística em contextos interculturais amazônicos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
ALMEIDA, Severina Alves de. A educação escolar Apinayé de São José e Mariazinha: um estudo sociolinguístico. Goiânia: Ed. América, 2012.
ALMEIDA, Severina Alves. Prefácio. In: ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; ALMEIDA, Severina Alves (Org.) Educação escolar indígena e diversidade cultural. Goiânia: Ed. América, 2012.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – Transdisicplinaridade. 1o Encontro Catalisador do CETRANS – Escola do Futuro – USP. Itatiba, São Paulo – Brasil: Abril de 1999. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/conhecimento.pdf Acesso em: 05/10/2020.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução Leneide Duarte & Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de DavidWesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1):e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Suanno. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). O pensar complexo na educação - sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ed. São Paulo: WAK, 2014. p. 99 – 126
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Fogo prometeico, reforma do pensamento e o redimensionar das práticas educativas: emergem perspectivas didáticas a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Terceiro Incluído ISSN 2237-079X NUPEAT–IESA–UFG, v.5, n.1, Jan./Jun., 2015, p. 41-64, Artigo 82 Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/11134/1/Artigo-%20Marilza%20Vanessa%20Rosa%20Suanno%20-%202015.pdf Acesso em 06/10/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Formação docente e didática transdisciplinar: aventura humana pela aventura do conhecimento. In: SUANNO, Marilza V. R.; LIBÂNEO, José Carlos; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED e Editora PUC Goiás, 2011. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1KJK2YP5tULBizsaEwH4GxYlgHHUsACxC/view. Acesso em: 03/10/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Mudar o atual caminho do capitalismo é cada vez mais improvável, porém não é impossível. LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA, Sandra Valéria Limonta (Orgs.). Didática e Currículo: Impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico; CEPED Publicações, 2016. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/. Acesso em 04/10/2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).