TRANSDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA BILÍNGUE E INTERCULTURAL: ESCOLA COMO ESPAÇO DE CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA E SABERES ANCESTRAIS
Abstract
Este artigo apresenta análises de elaborações conceituais de obras acadêmicas do Laboratório de Línguas Indígenas do Núcleo de Estudos e Pesquisa com Povos Indígenas da Universidade Federal do Tocantins – LALI/NEPPI/UFT (Campus de Araguaína) referentes ao conceito de transdisciplinaridade e suas articulações com a educação escolar indígena e com a formação de professores. A metodologia utilizada foi a revisão sistemática de literatura (OKOLI, 2019) de cinco obras (ALBUQUERQUE; ALMEIDA, 2012; ALMEIDA, 2012; ALBUQUERQUE et al, 2016; ALBUQUERQUE E SILVA, 2017; ALBUQUERQUE E MATOS, 2020). A pesquisa identificou a transdisciplinaridade caracterizada como integração contextualizada e significativa entre conhecimentos científicos e etnoconhecimentos (tradições, saberes, costumes e expressões indígenas) na educação escolar e na formação docente. Tal articulação apresentou-se como uma via democrática de partilha de poder, de autoridade e de reconhecimento de distintos conhecimentos e práticas.
References
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; CALDAS, Raimunda Benedita Cristina; ARAÚJO, Marcilene de Assis Alves; ALMEIDA, Severina Alves de (Orgs.) Ensino de línguas numa perspectiva intercultural. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; MATOS, Solange Cavalcante de. (Orgs.) Diálogos Etnossociolinguísticos. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; SILVA, Paulo Hernandes Gonçalves da. (Orgs.) Educação linguística em contextos interculturais amazônicos. Campinas, SP: Pontes Editores, 2017.
ALMEIDA, Severina Alves de. A educação escolar Apinayé de São José e Mariazinha: um estudo sociolinguístico. Goiânia: Ed. América, 2012.
ALMEIDA, Severina Alves. Prefácio. In: ALBUQUERQUE, Francisco Edviges; ALMEIDA, Severina Alves (Org.) Educação escolar indígena e diversidade cultural. Goiânia: Ed. América, 2012.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação – novos fundamentos para iluminar novas práticas educacionais. São Paulo: Antakarana/WHH – Willis Harman House, 2008.
NICOLESCU, Basarab. Um novo tipo de conhecimento – Transdisicplinaridade. 1o Encontro Catalisador do CETRANS – Escola do Futuro – USP. Itatiba, São Paulo – Brasil: Abril de 1999. Disponível em: http://www.ufrrj.br/leptrans/arquivos/conhecimento.pdf Acesso em: 05/10/2020.
MORIN, Edgar. Meus demônios. Tradução Leneide Duarte & Clarisse Meireles. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
OKOLI, Chitu. Guia para realizar uma revisão sistemática da literatura. Tradução de DavidWesley Amado Duarte; Revisão técnica e introdução de João Mattar. EaD em Foco, 2019;9 (1):e748. DOI: https://doi.org/10.18264/eadf.v9i1.748.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa Suanno. Didática e trabalho docente sob a ótica do pensamento complexo e da transdisciplinaridade. 2015. 493 p. Tese de Doutorado em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, pela Universidade Católica de Brasília – UCB, Brasília-DF, 2015.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Em busca da compreensão do conceito de transdisciplinaridade. In: MORAES, Maria Cândida e SUANNO, João Henrique. (Org.). O pensar complexo na educação - sustentabilidade, transdisciplinaridade e criatividade. 1ed. São Paulo: WAK, 2014. p. 99 – 126
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Fogo prometeico, reforma do pensamento e o redimensionar das práticas educativas: emergem perspectivas didáticas a partir da complexidade e da transdisciplinaridade. Revista Terceiro Incluído ISSN 2237-079X NUPEAT–IESA–UFG, v.5, n.1, Jan./Jun., 2015, p. 41-64, Artigo 82 Dossiê ECOTRANSD: Ecologia dos saberes e Transdisciplinaridade. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/bitstream/ri/11134/1/Artigo-%20Marilza%20Vanessa%20Rosa%20Suanno%20-%202015.pdf Acesso em 06/10/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Formação docente e didática transdisciplinar: aventura humana pela aventura do conhecimento. In: SUANNO, Marilza V. R.; LIBÂNEO, José Carlos; LIMONTA, Sandra Valéria (Orgs.). Concepções e práticas de ensino num mundo em mudança: diferentes olhares para a didática. Goiânia: CEPED e Editora PUC Goiás, 2011. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1KJK2YP5tULBizsaEwH4GxYlgHHUsACxC/view. Acesso em: 03/10/2020.
SUANNO, Marilza Vanessa Rosa. Mudar o atual caminho do capitalismo é cada vez mais improvável, porém não é impossível. LIBÂNEO, José Carlos; SUANNO, Marilza Vanessa Rosa; ROSA, Sandra Valéria Limonta (Orgs.). Didática e Currículo: Impactos dos organismos internacionais na escola e no trabalho docente. Goiânia: Editora Espaço Acadêmico; CEPED Publicações, 2016. Disponível em: http://cepedgoias.com.br/. Acesso em 04/10/2020.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).