CENÁRIOS DA AVALIAÇÃO ECOFORMATIVA DAS APRENDIZAGENS: RUPTURAS E DESAFIOS À LUZ DA OBRA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA DE EDGAR MORIN
Resumen
O presente artigo contribui para a discussão da avaliação da aprendizagem em uma perspectiva ecoformativa. Dessa forma, retoma e critica a abordagem da ciência moderna e cartesiana, tecendo argumentos a partir da ciência com consciência, que lança olhares complexos e transdisciplinares sobre as intencionalidades e possibilidades da avaliação em uma lógica ternária, distante das dimensões binárias de aprovar ou reprovar. Nesse sentido, o texto se debruça sobre a dialogicidade, a mediação e o acompanhamento dos percursos de aprendizagem, apontando para desdobramentos potentes para (re)criação dos cenários de ensinar e de aprender. As propostas de Cenários Avaliativos são constituídas de cenas contemporâneas e contextualizadas, discutidas a partir dos desafios insurgentes no contexto da pandemia da COVID-19, que exigiu ambiências digitais para levar à frente os processos educacionais.
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