CENÁRIOS DA AVALIAÇÃO ECOFORMATIVA DAS APRENDIZAGENS: RUPTURAS E DESAFIOS À LUZ DA OBRA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA DE EDGAR MORIN
Abstract
O presente artigo contribui para a discussão da avaliação da aprendizagem em uma perspectiva ecoformativa. Dessa forma, retoma e critica a abordagem da ciência moderna e cartesiana, tecendo argumentos a partir da ciência com consciência, que lança olhares complexos e transdisciplinares sobre as intencionalidades e possibilidades da avaliação em uma lógica ternária, distante das dimensões binárias de aprovar ou reprovar. Nesse sentido, o texto se debruça sobre a dialogicidade, a mediação e o acompanhamento dos percursos de aprendizagem, apontando para desdobramentos potentes para (re)criação dos cenários de ensinar e de aprender. As propostas de Cenários Avaliativos são constituídas de cenas contemporâneas e contextualizadas, discutidas a partir dos desafios insurgentes no contexto da pandemia da COVID-19, que exigiu ambiências digitais para levar à frente os processos educacionais.
References
BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
BOBBITT, John Franklin. O Currículo. Lisboa: Didática, 2004.
DESCARTES, René. Discurso Sobre o Método. Porto Alegre: L&PM, 2013.
ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 62. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.
GEHLEN, Arnold. A Alma na Era da Técnica: Problemas de Psicologia Social na Sociedade Industrializada. Lisboa: Livros do Brasil, 1960.
KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Educação a distância: a mediação docente como fator de permanência. In: CONGRESO CLABES, 7., 2017. Anais [...]. Córdoba: UTP, 2018. Disponível em: http://revistas.utp.ac.pa/index.php/clabes/article/view/ 1562/2300. Acessado em: 25 abr. 2021.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.
MACHADO, Karen Graziela Weber; SOSO, Felipe Sereno; KAMPFF, Adriana Justin Cerveira. Aulas on-line no contexto da educação superior em tempos de pandemia. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 3, p. 633-655, set./dez. 2020.
MACHADO, Michelle Jordão. Docência transdisciplinar em ambientes virtuais de aprendizagem: compartilhando narrativas e criando cenários formativos. Terceiro Incluído, v. 5, p. 36-54, 2015.
MACHADO, Michelle. Cenários formativos da docência transdisciplinar em ambientes virtuais de aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
MERCER, Neil; ESTEPA, Francisco Gonzáles. A Educação a Distância, o Conhecimento Compartilhado e a Criação de uma Comunidade de Discurso Internacional. In: LITWIN, Edith. Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001.
MORAES, Maria Cândida. Ecologia dos saberes: complexidade, transdisciplinaridade e educação. São Paulo: Antakarana; Willis Harmanhouse, 2008.
MORIN, Edgar. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 2000.
PERRENOUD, Phillipe. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999.
PETERS, Otto. Didática do Ensino a Distância. São Leopoldo: UNISINOS, 2001.
SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafios à teoria e à prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, 2001.
TORRE, Saturnino; MORAES, Maria Candida; PUJOL, Maria Antonia (org.). Transdisciplinaridade e ecoformação: um novo olhar sobre a educação. São Paulo: Triom, 2008.
WEIDENBACH, Vanda Geraldine. The influence of self-regulation on instrumental music practice. PhD tresis (Doctor of Philosophy) – University of Western Sydney, Nepean, 1996.
ZABALZA, Miguel A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).