CONTEÚDOS QUE EMBASAM DIRETRIZES PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: É POSSÍVEL PENSAR COMPLEXO?

Resumen

O artigo tem como objetivo conhecer e refletir sobre as Resoluções nº 2 de 1º de julho de 2015 e a de nº 2 de 20 de dezembro de 2019 a partir dos conteúdos que revelam distintas motivações, concepções e finalidades dos seus proponentes e suas implicações nas políticas de formação de professores. Busca-se elucidar a partir da epistemologia do pensamento complexo estruturada por Edgar Morin (2015) uma forma diferente de pensar a política de formação de professores para sociedade contemporânea.

Biografía del autor/a

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutora em Educação; Estágio de Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. Mestrado em Educação; graduação em História e graduação em Pedagogia. Professora Associado da Universidade Federal do Tocantins e Bolsista Produtividade do CNPq categoria 2. Professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação e Letras. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas-RIEC/TO.

Citas

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Publicado
2021-08-13