ESCOLAS CRIATIVAS E FORMAÇÃO DOCENTE TRANSDISCIPLINAR PARA UMA CIÊNCIA COM CONSCIÊNCIA: ANÁLISE DE PESQUISAS DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar a proximidade entre pesquisas de mestrado sobre formação docente com a perspectiva de uma ciência com consciência, que dá base à Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC. Constituindo-se um estudo bibliográfico, com priorização da abordagem qualitativa, implicou o acesso ao Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES para mapear as dissertações de mestrado que atendem, entre outros critérios, a inclusão dos termos formação docente vinculados a outros como limites e possibilidades, concepções e saberes e pesquisa e pesquisadores, de modo a identificar o papel das investigações desenvolvidas nos programas de pós-graduação stricto sensu na análise da formação docente brasileira e na intervenção na prática pedagógica.  Entre os resultados, observou-se que, na maior parte das pesquisas analisadas, destaca-se uma formação docente atenta às exigências oficiais, sem, contudo, contribuir efetivamente para qualificar a prática pedagógica. Nesse aspecto se diferenciam de pesquisas com intervenção na formação docente, desenvolvidas na perspectiva da RIEC, especialmente no sentido de mobilizar as escolas na realização de encontros formativos durante o ano letivo, nos quais se estimula um processo de cocriação por meio do qual os docentes elaboram e desenvolvem que projetos de ensino pautados na perspectiva da transdisciplinaridade e da ecoformação, repercutindo em transformações na própria prática pedagógica.

Biografía del autor/a

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén – UJA (Espanha). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP. Coordenadora com Saturnino de la Torre da RIEC. 

Marizete Bortolanza Spessatto, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina – IFSC

Doutora em Educação Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina  – IFSC. 

Saturnino de la Torre, Universidade de Barcelona

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Barcelona – UB (Espanha) x. Professor emérito da UB. Coordenador do Núcleo Mentes Creativas do Mestrado de Formação em Altas Capacidades, Coordenador de RIEC. 

Daniele Saheb Pedroso, PUCPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. 

Márcia de Souza Lehmkuhl, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Doutora em Educação: História, Política, Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2018). Professora do Mestrado Profissional em Educação Básica – PPGEB, Universidade Alto Vale do Rio do
Peixe – UNIARP. 

 

Citas

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Publicado
2021-08-13