ENSINO DE HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO TERRITÓRIO PAU POMBO, EM SANTA HELENA – MARANHÃO

Resumen

Análise das percepções, compreensões e desafios enfrentados pelos docentes que atuam na Educação Escolar Quilombola do território Pau Pombo, localizado no município de Santa Helena/MA, no ensino de História da África, Afro-brasileira e das relações étnico-raciais. Trata de um estudo qualitativo, com objetivos exploratórios e descritivos, com utilização de pesquisa bibliográfica para compor um apanhado sobre o protagonismo do Movimento Negro Brasileiro, do qual o Movimento Quilombola faz parte, na disputa por referências e políticas curriculares destinadas a uma educação antirracista e afrocentrada. Em relação ao estudo empírico, utiliza a roda de conversa e materiais produzidos na oficina Imagens da África e dos afro-brasileiros no currículo escolar como instrumentos de coleta de dados, os quais auxiliaram na construção de respostas aos problemas levantados. Entre os resultados obtidos, constata a permanência de um imaginário curricular e pedagógico que reforça estereótipos em relação à África, aos africanos e aos sujeitos de sua diáspora.

Biografía del autor/a

Jadson Fernando Rodrigues Reis, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Licenciado em História pela Universidade Estadual do Maranhão, Mestre em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal do Maranhão, Servidor do Instituto Federal de Educação do Maranhão e membro dos Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (IFMA) e Epistemologia da Antropologia, Etnologia e Política (CNPq).

Domingas Cantanhede dos Santos, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão, Mestra em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari e Pedagoga do Instituto Federal de Educação do Maranhão. 

Arkley Marques Bandeira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutor em Arqueologia pela Universidade de São Paulo, Docente da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão. 

Citas

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Publicado
2022-05-12