PROVA: ESTRATÉGIA REGULADORA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Resumen

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a avaliação na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente a prova, utilizada como estratégia reguladora da aprendizagem. A pesquisa bibliográfica utiliza a metodologia de abordagem qualitativa. Nesse sentido, realiza-se  levantamento do estado do conhecimento da temática investigada nas publicações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES. Também se procedeu a análise documental dos projetos pedagógicos de curso de uma instituição de educação que tem por finalidade a ofertar educação profissional e tecnológica em diversos níveis e modalidades. A partir do levantamento do estado do conhecimento e da análise dos projetos pedagógicos dos cursos identificou-se quatro aspectos sobre a prova. Esta pesquisa aponta que a prova pode ser utilizada como um instrumento avaliativo regulador do processo ensino e aprendizagem fornecendo informações significativas para que o professor conheça o perfil identitário dos estudantes que chegam à escola com histórias de vida, cultura, ritmos e possibilidades de aprendizagem diferenciadas.

Biografía del autor/a

Gislene Miotto Catolino Raymundo, IFSC

Doutora em Educação (PUC-SP), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

 Doutora em Educação (UFGRS), professora da Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí. 

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação: Currículo e ensino (Florida International University, USA), professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí. 

Citas

BRAGA, Paola Cavalheiro Poncian. Braga. Desenvolvimento de Objeto Educacional para Testar a Alfabetização Digital de Estudantes de um Curso Técnico em Informática Subsequente EAD. 2016. 119f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede). Universidade Federal de Santa Maria, 2016.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Básica 2020: Resumo Técnico. Brasília, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define diretrizes curriculares nacionais para a educação profissional técnica de nível médio. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 21 set. 2012c. Seção 1, p. 22.


CAPORAL, Alana Schirmer et al. Padronização da Correcao de Questoes Dissertativas para Professores de Saúde Coletiva do Curso de Medicina em uma Instituicao de Ensino Superior do Oeste do Parana. Revista Meta: Avaliação, v. 10, n. 28, p. 54-74, 2018.

CAMPOLIN, Luciane da Costa. A avaliação da aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. 2019. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica). Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Florianópolis, 2019.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.). Ensino Médio integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

DAYRELL, Juarez. A escola" faz" as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educ. Soc, 28, (100) 1105-1128, 2007.

DAYRELL, Juarez (org.) Múltiplos olhares sobre educação e cultura. 2ª. reimpressão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2009.

DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação da aprendizagem – Revendo conceitos e posições. In: SOUSA, Clarilza Prado de (org). Avaliação do rendimento escolar. 7. ed. Campinas: Papirus, 1991. p. 51-76.

DEPRESBITERIS, Léa; TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso. Instrumentos e técnicas de avaliação de aprendizagem. São Paulo: Senac São Paulo, 2009.

DIAS, Elisâgela T. Gomes. A prova a Serviço da Aprendizagem In: VILLAS BOAS, Benigna (org). Conversas sobre a avaliação. Editora Papirus, 2019. p. 133- 140.

FERNANDES, Domingos. Avaliação alternativa: perspectivas teóricas e práticas de apoio. In: Livro do 3. º Congresso Internacional Sobre Avaliação na Educação. Futuro Eventos, 2005. p. 79-92.

FERNANDES, Domingos. Para uma teoria da avaliação no domínio das aprendizagens. Estudos em avaliação educacional, p. 347-372, 2008.

GOMES, M. K. V. (2013). A noção de competência no contexto dos currículos da EPT: uma visão da comunidade escolar dos cursos técnicos subsequentes do IFTO (Campus Palmas). 2013, 241 f. Dissertação (Mestrado Educação), Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.

HADJI, Charles et al. A avaliação, regras de jogo: das intenções aos instrumentos. Portugal: Porto Editora. 1994.

HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

INSTITUTO DE SANTA CATARINA. Projetos Pedagógicos de Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Disponível em:https://sig.ifsc.edu.br/sigrh/public/colegiados/filtro_busca.jsf. Acesso: nov. 2020.

LEÃO, Geraldo; DAYRELL, Juarez Tarcísio; REIS, Juliana Batista dos. Juventude, projetos de vida e ensino médio. Educação & Sociedade, v. 32, n. 117, p. 1067-1084, 2011.

LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 17ª ed. São Paulo, SP: Cortez, 2014.

MENDONÇA, Aline Graciele. Avaliação da aprendizagem no ensino técnico de nível médio: desafios e perspectivas. 2014. 141f. 2014. Dissertação mestrado, Universidade Estadual de Londrina, Pr.

DE MORAES, Dirce Aparecida Foletto. Prova: instrumento avaliativo a serviço da regulação do ensino e da aprendizagem. Estudos em avaliação educacional, v. 22, n. 49, p. 233-258, 2011.

MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. Rio de Janeiro. Lamparina Editora. 2007.

MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Educação (UFSM), v. 40, n. 1, p. 101-116, 2015.

OKUDA, Maria Mitsuko. Curso de metodologia de avaliação. Alfenas: Unifenas, 2001. Disponível em: http://tiu.unifenas.br/metodo/avaapren.pdf. Acessado em: nov. 2020.

PAIXAO, Roberto Brazileiro; RABELO, Anamaria Azevedo Lafeta; BRUNI, Adriano Leal. Avaliação do Docente pelo Discente no Âmbito do Ensino Técnico Integrado: evidências de validade da Escala SIR-II. Revista Meta: Avaliação, v. 11, n. 31, p. 154-176, 2019.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1999.

RAMOS, Marise. Possibilidades e desafios na organização do currículo Integrado. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs). Ensino Médio Integrado. Concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

SANTOS, Raphael de Oiliveira. Análise do perfil dos docentes e das práticas pedagógicas nos cursos técnicos em radiologia. 2016, 119f Mestrado (Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 2016

RAYMUNDO, Gislene Miotto Catolino; RAITZ, Tânia Regina; GESSER, Verônica. Avaliação do processo de ensino e aprendizagem na educação profissional técnica de nível médio. Research, Society and Development, v. 9, n. 10, 2020.

TERRIBILI FILHO, Armando; CHIRINEA, Andreia Melanda. A Imprecisao Avaliativa na Correcao de Provas Escritas Decorrente da Falta de Criterios Pre-Definidos. Revista Meta: Avaliação, v. 7, n. 20, p. 265-293, 2015.

TREVISAN, André Luis. Prova em fases e um repensar da prática avaliativa em Matemática. 2013. 169 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática). Universidade Estadual de Londrina, 2013.

VEIGA, Ima Passos Alencastro. Escola: espaço do projeto político pedagógico. 13ª edição. Editora Papirus, 2008.

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, n. 28, p. 23-38, 2003.

VIANNA, Heraldo Marelim. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. Revista Meta: Avaliação,1 (1), 11-27, 2009.

VIANNA, Heraldo Marelim. Contribuições de Heraldo Vianna para a avaliação educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, 25 (60), 14-35, 2014.

SILVA, Maria Helena Santos; LOPES, José Pinto. Três estratégias básicas para a melhoria da aprendizagem: Objetivos de aprendizagem, avaliação formativa e feedback. Revista Eletrônica de Educação e Psicologia. Portugal: 2016. p. 12-31, Volume 7.

ZLUHAN, Mara Regina; RAITZ, Tânia Regina. Juventudes e as múltiplas maneiras de ser jovem na atualidade. Revista de Ciências Humanas, v. 48, n. 2, p. 282, 2014.
Publicado
2021-07-22