PROVA: ESTRATÉGIA REGULADORA DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Palavras-chave: Regulação. Prova. Educação Profissional.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo analisar a avaliação na Educação Profissional Técnica de Nível Médio, especificamente a prova, utilizada como estratégia reguladora da aprendizagem. A pesquisa bibliográfica utiliza a metodologia de abordagem qualitativa. Nesse sentido, realiza-se  levantamento do estado do conhecimento da temática investigada nas publicações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Portal de Periódicos da CAPES. Também se procedeu a análise documental dos projetos pedagógicos de curso de uma instituição de educação que tem por finalidade a ofertar educação profissional e tecnológica em diversos níveis e modalidades. A partir do levantamento do estado do conhecimento e da análise dos projetos pedagógicos dos cursos identificou-se quatro aspectos sobre a prova. Esta pesquisa aponta que a prova pode ser utilizada como um instrumento avaliativo regulador do processo ensino e aprendizagem fornecendo informações significativas para que o professor conheça o perfil identitário dos estudantes que chegam à escola com histórias de vida, cultura, ritmos e possibilidades de aprendizagem diferenciadas.

Biografia do Autor

Gislene Miotto Catolino Raymundo, IFSC

Doutora em Educação (PUC-SP), professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. 

Tânia Regina Raitz, Universidade do Vale do Itajaí

 Doutora em Educação (UFGRS), professora da Pós-Graduação em Educação e coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação e Trabalho da Universidade do Vale do Itajaí. 

Verônica Gesser, Universidade do Vale do Itajaí

Doutora em Educação: Currículo e ensino (Florida International University, USA), professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí. 

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Publicado
2021-07-22