GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: EM FOCO ENUNCIAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR
Resumen
Este artigo tem, como objetivo, analisar as enunciações dos/as estudantes de uma universidade pública federal, que cursaram a disciplina de Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos, sobre a importância ou não de se instituir, nos cursos de graduação, disciplinas para discutir as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades. Para tanto, aplicamos um questionário on-line, composto de perguntas abertas e fechadas, aos/às estudantes que cursaram a referida disciplina. Nas análises, foi possível perceber que os/as estudantes consideram a disciplina um importante espaço, na universidade, para o combate aos preconceitos e às violências, tanto que reivindicam a oferta dessa disciplina de forma obrigatória, tensionando assim o currículo do Ensino Superior, em que as pautas de gêneros, sexualidades e corpos, muitas vezes, estão às margens do currículo. Destacaram também que as discussões são relevantes para suas formações profissionais, fazendo com que repensem seus entendimentos e desestabilizem alguns discursos naturalizados em nossa sociedade.
Citas
BRASIL. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponibilidade em:
DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Forense Universitária,1995.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 24. ed. São Paulo: Graal, 2007.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2001.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes,1999.
HOMOFOBIA MATA. Mortes violentas de LGBT+ no Brasil relatório 2018. Disponibilidade em:
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Políticas públicas de educação: entre o direito à educação e a ofensiva antigênero. RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. (Org.) Corpo, gênero e sexualidade: resistência e ocupa(ações) nos espaços de educação. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018. p. 179-210.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. Conceito de diversidade. Revista diversidade e Educação, v. 2, n. 3, p. 4-11, jan.-jun. 2014.
PARAISO, Marlucy Alves. Gênero, sexualidade e heterotopia: entre esgotamentos e possibilidades nos currículos. In: RIBEIRO, Paula Regina Costa et al. (Org.). Corpo, gênero e sexualidade: resistência e ocupa(ações) nos espaços de educação. Rio Grande: Ed. da FURG, 2018. p. 7-28.
POPKEWITZ, Thomas S. História do currículo, regulamentação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 173-210.
RIBEIRO, Paula Regina Costa; Rizza, Juliana Lapa; ÁVILA, Dárcia Amaro. Gênero e Sexualidade no Ensino Superior: reflexões sobre a produção de possíveis heterotopias. In: MAGALHÃES, Joanalira Corpes Magalhães; RIBEIRO, Paula Regina Costa (Orgs.). Educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2014. p. 129-142.
RIZZA, Juliana Lapa. A sexualidade no cenário do ensino superior: um estudo sobre as disciplinas nos cursos de graduação das universidades federais brasileiras. 2015. 217 f. Tese, Educação Ambiental – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.
RIZZA, Juliana Lapa; RIBEIRO Paula Regina Costa; MOTA, Maria Renata. Disciplinas que discutem sexualidade nos currículos do Ensino Superior brasileiro: produzindo um diagnóstico da situação atual. Revista Linhas. Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 197-224, maio-ago. 2016.
SOUZA, Marcos Lopes; FERRARI, Anderson. Inquietações sobre gênero e sexualidade em espaços formativos: o caso do Pibid de Ciências. Ensino em Re-vista. v. 26, n. 1, p. 40-59, jan.-abr. 2019.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 190-207.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2014. p. 73-102.
SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).