GÊNEROS E SEXUALIDADES NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS: EM FOCO ENUNCIAÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR

Palavras-chave: Corpos. Gêneros. Sexualidades. Disciplina. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo tem, como objetivo, analisar as enunciações dos/as estudantes de uma universidade pública federal, que cursaram a disciplina de Gêneros e Sexualidades nos Espaços Educativos, sobre a importância ou não de se instituir, nos cursos de graduação, disciplinas para discutir as temáticas de corpos, gêneros e sexualidades. Para tanto, aplicamos um questionário on-line, composto de perguntas abertas e fechadas, aos/às estudantes que cursaram a referida disciplina. Nas análises, foi possível perceber que os/as estudantes consideram a disciplina um importante espaço, na universidade, para o combate aos preconceitos e às violências, tanto que reivindicam a oferta dessa disciplina de forma obrigatória, tensionando assim o currículo do Ensino Superior, em que as pautas de gêneros, sexualidades e corpos, muitas vezes, estão às margens do currículo. Destacaram também que as discussões são relevantes para suas formações profissionais, fazendo com que repensem seus entendimentos e desestabilizem alguns discursos naturalizados em nossa sociedade.

Biografia do Autor

Évelin Pellegrinotti Rodriguês

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Paula Regina Costa Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Ciências Biológicas.  Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

Juliana Lapa Rizza, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Educação Ambiental. Professora Adjunta no Instituto Federal da Universidade Federal do Rio Grande – FURG.

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Publicado
2021-02-10