CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumen

O presente artigo suscita questões relevantes sobre o ensino de matemática na primeira etapa da educação básica, e busca responder a seguinte problemática: De que forma os jogos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades matemáticas durante a educação infantil? O objetivo é descrever a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de matemática e como podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças. Para tanto, o artigo foi construído a partir de quatro objetivos específicos para melhor discutir a temática. Os objetos de pesquisa utilizados no trabalho foram os jogos e as brincadeiras e sua relevância no ensino de matemática com os infantes. Dentre os autores que contribuíram para este artigo estão: Alves (2020), Cusati (2016), Leonardo, Menestrina e Miarka (2014), Reis (2016), Silva (2014), Silva (2013), Souza (2012), entre outros.

Biografía del autor/a

Gildeane Martins Carvalho, UNITINS

Licenciada em Pedagogia, Unitins. 

José Filho Ferreira Nobre, UNITINS

Mestre em Matemática, Unitins. 

Citas

ALVES, Eva Maria Siqueira. A ludicidade e o ensino de matemática: Uma prática possível [livro eletrônico] / Eva Maria Siqueira Alves. – Campinas. SP: Papirus, 2020.

ANTUNES, Celso, 1937 – Como desenvolver as competências em sala de aula / Celso Antunes. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UMDIME, 2017. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 19/10/2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646696. Acesso em: 21/09/2020.

CUNHA, Carla Ferreira. Matemática na Educação Infantil: Um Olhar Voltado ao Planejamento e à Rotina na Pré-Escola. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Curso de Pedagogia, Universidade do Vale do Taquari/Univantes. Lajeado. Disponível em:
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2203/1/2017CarlaFerreiraCunha.pdf. Acesso em: 02/10/2020.

CUSATI, Iracema Campos. O ensino de matemática na educação infantil: uma proposta de trabalho com a resolução de problemas. Revista Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS.v.6.17p..5-19. Maio/ago.2016.Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5783/2946. Acessado em: 07/09/2020.

DUPRAT, Maria Caroline. Ludicidade e educação infantil / organizadora Maria Caroline Duprat. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. – 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008.

LEONARDO, Pamela Paola; MENESTRINA, Tatiana Comiotto; MIARKA, Roger. A importância do ensino de matemática na educação infantil. UDESC, Joinville / SC: I Simpósio Educação Matemática em Debate. 22 a 25 de setembro de 2014.Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4662/3426. Acesso em: 26/09/2020.

LOURENÇO, Edvânia Mª da Silva; BAIOCH, Vivian Tammy; TEIXEIRA, Alessandra Carvalho. Alfabetização Matemática nas Séries Iniciais: o que é? Como fazer? Revista da Universidade Ibirapuera. São Paulo, v. 4, p. 32 a 39: 2012. Disponível em: http://www.revistaunib.com.br/vol4/44.pdf. Acesso em: 23/09/2020.

MUNDIM, Joice Silva Marques; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. O TRABALHO COM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v.1, n.1, p. 202-213, 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/709/1006. Acesso em: 15/10/2020.

REIS, Sílvia Mariana Guedes dos. A matemática no cotidiano infantil: jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático [livro eletrônico] Sílvia Mariana Guedes dos Reis – Campinas, SP. Papirus, 2016.

SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Práticas Pedagógicas de Geometria na Educação Infantil. Cadernos da Fucamp, v.16, n.28, p.95 a 108 / 2017. Disponível em: www.fucamp.edu.br>cadernos>article>download. PDF. Acesso em: 18/10/2020.

SILVA, Avany Lisboa da. A matemática e a educação: a linguagem dos números no universo infantil / Avany Lisboa da Silva. – João Pessoa: UFPB, 2014. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4215/1/ALS06022015.pdf
Acesso em: 27/09/2020.

SILVA, Dulcilene Rodrigues da; TAVARES, Daniel Moreira. Educação Infantil: avanços e desafios, onde o discursos e a prática se encontram. Revista Estação Científica – Juiz de Fora, n° 15, janeiro – junho / 2016. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/6079/4-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil.pdf. Acesso em: 27/09/2020.

SILVA, Grasiele Rodrigues da. A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR MATEMÁTICA E COMO ENSINÁ-LA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Faculdade Castelo Branco. Castelo Branco Científica - Ano II - Nº 03. ISSN 2316-4255, janeiro/junho de 2013. Disponível em: http://revista.fcb.edu.br/img.content/artigos/artigo66.pdf. Acesso em: 03/10/2020.
SILVA, Ketiene Moreira da. Prática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educação / Ketiene Moreira da Silva. - - São Carlos: UFSCAR, 2016. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) da Universidade de São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7934/DissKMS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14/10/2020.
SOUZA, Estela do Nascimento. A MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma construção de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – UNISALESIANO, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium para obtenção do título de graduação do curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/54492.pdf. Acesso em: 17/10/2020.

SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Inez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática [recursos eletrônico] / Kátia Stocco Smole, Maria Inez Dinis, Patrícia Cândido. – Porto Alegre: Penso, 2014.

TOCANTINS, Documento Curricular do Tocantins – educação Infantil, 2019. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/478046/. Acessado em: 18/09/2020.

VIGOTSKI, Liev Semionovich: Psicologia Pedagógica / Liev Semionovich Vigotski; trad. Claudia Schlling – Porto Alegre: Artmed, 2003.
Publicado
2021-04-14