CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente artigo suscita questões relevantes sobre o ensino de matemática na primeira etapa da educação básica, e busca responder a seguinte problemática: De que forma os jogos e brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades matemáticas durante a educação infantil? O objetivo é descrever a importância dos jogos e brincadeiras nas aulas de matemática e como podem contribuir para o processo de aprendizagem das crianças. Para tanto, o artigo foi construído a partir de quatro objetivos específicos para melhor discutir a temática. Os objetos de pesquisa utilizados no trabalho foram os jogos e as brincadeiras e sua relevância no ensino de matemática com os infantes. Dentre os autores que contribuíram para este artigo estão: Alves (2020), Cusati (2016), Leonardo, Menestrina e Miarka (2014), Reis (2016), Silva (2014), Silva (2013), Souza (2012), entre outros.
References
ANTUNES, Celso, 1937 – Como desenvolver as competências em sala de aula / Celso Antunes. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, MEC/CONSED/UMDIME, 2017. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexo-texto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acessado em: 19/10/2020.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646696. Acesso em: 21/09/2020.
CUNHA, Carla Ferreira. Matemática na Educação Infantil: Um Olhar Voltado ao Planejamento e à Rotina na Pré-Escola. 2017. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Curso de Pedagogia, Universidade do Vale do Taquari/Univantes. Lajeado. Disponível em:
https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/2203/1/2017CarlaFerreiraCunha.pdf. Acesso em: 02/10/2020.
CUSATI, Iracema Campos. O ensino de matemática na educação infantil: uma proposta de trabalho com a resolução de problemas. Revista Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS.v.6.17p..5-19. Maio/ago.2016.Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/5783/2946. Acessado em: 07/09/2020.
DUPRAT, Maria Caroline. Ludicidade e educação infantil / organizadora Maria Caroline Duprat. – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa / Paulo Freire. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social / Antônio Carlos Gil. – 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2008.
LEONARDO, Pamela Paola; MENESTRINA, Tatiana Comiotto; MIARKA, Roger. A importância do ensino de matemática na educação infantil. UDESC, Joinville / SC: I Simpósio Educação Matemática em Debate. 22 a 25 de setembro de 2014.Disponível em:
https://www.revistas.udesc.br/index.php/matematica/article/view/4662/3426. Acesso em: 26/09/2020.
LOURENÇO, Edvânia Mª da Silva; BAIOCH, Vivian Tammy; TEIXEIRA, Alessandra Carvalho. Alfabetização Matemática nas Séries Iniciais: o que é? Como fazer? Revista da Universidade Ibirapuera. São Paulo, v. 4, p. 32 a 39: 2012. Disponível em: http://www.revistaunib.com.br/vol4/44.pdf. Acesso em: 23/09/2020.
MUNDIM, Joice Silva Marques; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de. O TRABALHO COM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Revista Encontro de Pesquisa em Educação. Uberaba, v.1, n.1, p. 202-213, 2013. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/anais/article/viewFile/709/1006. Acesso em: 15/10/2020.
REIS, Sílvia Mariana Guedes dos. A matemática no cotidiano infantil: jogos e atividades com crianças de 3 a 6 anos para o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático [livro eletrônico] Sílvia Mariana Guedes dos Reis – Campinas, SP. Papirus, 2016.
SANTOS, Anderson Oramisio; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; GHELLI, Kelma Gomes Mendonça. Práticas Pedagógicas de Geometria na Educação Infantil. Cadernos da Fucamp, v.16, n.28, p.95 a 108 / 2017. Disponível em: www.fucamp.edu.br>cadernos>article>download. PDF. Acesso em: 18/10/2020.
SILVA, Avany Lisboa da. A matemática e a educação: a linguagem dos números no universo infantil / Avany Lisboa da Silva. – João Pessoa: UFPB, 2014. Disponível em:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/4215/1/ALS06022015.pdf
Acesso em: 27/09/2020.
SILVA, Dulcilene Rodrigues da; TAVARES, Daniel Moreira. Educação Infantil: avanços e desafios, onde o discursos e a prática se encontram. Revista Estação Científica – Juiz de Fora, n° 15, janeiro – junho / 2016. Disponível em: https://portal.estacio.br/media/6079/4-educa%C3%A7%C3%A3o-infantil.pdf. Acesso em: 27/09/2020.
SILVA, Grasiele Rodrigues da. A IMPORTÂNCIA DE ENSINAR MATEMÁTICA E COMO ENSINÁ-LA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Faculdade Castelo Branco. Castelo Branco Científica - Ano II - Nº 03. ISSN 2316-4255, janeiro/junho de 2013. Disponível em: http://revista.fcb.edu.br/img.content/artigos/artigo66.pdf. Acesso em: 03/10/2020.
SILVA, Ketiene Moreira da. Prática pedagógica na educação infantil: análise de artigos publicados em periódicos da área de educação / Ketiene Moreira da Silva. - - São Carlos: UFSCAR, 2016. Dissertação (Pós-Graduação em Educação) da Universidade de São Carlos. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/7934/DissKMS.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 14/10/2020.
SOUZA, Estela do Nascimento. A MATEMÁTICA NOS JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma construção de aprendizagem. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) – UNISALESIANO, Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium para obtenção do título de graduação do curso de Pedagogia. Disponível em: http://www.unisalesiano.edu.br/biblioteca/monografias/54492.pdf. Acesso em: 17/10/2020.
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Inez; CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras infantis nas aulas de matemática [recursos eletrônico] / Kátia Stocco Smole, Maria Inez Dinis, Patrícia Cândido. – Porto Alegre: Penso, 2014.
TOCANTINS, Documento Curricular do Tocantins – educação Infantil, 2019. Disponível em: https://central3.to.gov.br/arquivo/478046/. Acessado em: 18/09/2020.
VIGOTSKI, Liev Semionovich: Psicologia Pedagógica / Liev Semionovich Vigotski; trad. Claudia Schlling – Porto Alegre: Artmed, 2003.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).