RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM ACADÊMICO NÃO-BINÁRIE EM UM PROGRAMA ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO - PACE

Resumen

Este trabalho trata-se de um relato de experiência de um Programa de Atividade Curricular de Extensão (PACE) Emergencial desenvolvido pela Profa. Dra. Maria Nilvane Fernandes, que coordenou, juntamente com a participação ampla de discente da Universidade Federal do Amazonas e de discentes de Faculdades da rede privada. O objetivo do PACE foi voltado para as “Políticas de Socioeducação: diálogos profissionais e diálogos sobre educação e escola”, proporcionando conversas com profissionais de diversas áreas que atuam com crianças e adolescentes, desde os direitos sociais até o campo das medidas socioeducativas. Devido ao contexto da pandemia e da recomendação do isolamento social a participação do programa foi totalmente online, através das plataformas sociais Google meet, Google Classroom e  Whatsapp, ao todo foram ofertadas 19 palestra com profissionais que receberam convites da coordenação, também foi desenvolvido 3 publicações de jornais informativos e o relatório final que é composto pelos relatos de experiências de estudantes envolvidos.

 

 

Biografía del autor/a

Thaís Mirian Helena Pantoja Tarabossi, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Acadêmica de Serviço Social da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). 

Citas

FERNANDES, Maria Nilvane. História da institucionalização de crianças e adolescentes para uma compreensão do menorismo. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMT M5Njcw/m/MjAzMTE2NjIyNjE4/details > Acesso: 29 out. 2020.

MATOS, Rosana Trindade de. Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes no Amazonas. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMTM5Njcw/m/MjMwMDY3Mzg4NjQ0/details > Acesso em: 10 nov. 2020

Marley, Luanna. Gênero e direitos humanos. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMTM5Njcw/m/MTcxOTQxNDEwM DY0/details> Acesso em: 17 nov. 2020.

Oliveira, Márcio. A função da Educação Escolar frente à violência sexual contra crianças e adolescentes. In: PROGRAMA DE ATIVIDADE CURRICULAR DE EXTENSÃO EMERGENCIAL. 2020, Manaus: UFAM. Disponível em :< https://classroom.google.com/c/MTg4MDYzMTM5Njcw/m/MTcxOTQ2NjM0MTY3/details > Acesso em: 19 nov. 2020.

LAU,Héliton Diego. O uso da linguagem neutra como visibilidade e inclusão para pessoas trans não-binárias na língua portuguesa: a voz “del@as” ou “delxs”? Não! A voz “delus”!. Simpósio internacional em educação sexual saberes/trans/versais currículos identitários e pluralidade de gênero. 2017. Disponível em: <http://www.sies.uem.br/trabalhos/2017/3112.pdf> Acesso em: 03 fev. 2021.

Publicado
2022-06-06